quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Secretário discute com pecuaristas a distribuição de 50 mil toneladas de cana-de-açúcar para serem distribuídas no Agreste e Sertão do Estado

Em reunião realizada com representantes da pecuária leiteira pernambucana, hoje pela manhã (09/01), no distrito de Serro Azul, município de Palmares, na Zona da Mata Sul, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, discutiu a estruturação do corte e transporte de cana-de-açúcar para as bacias leiteiras do Agreste e Sertão do Estado.

De acordo com o secretário, em 2012 foram distribuídas 20,5 mil toneladas de cana e 3,9 mil de bagaço para o Agreste e o
Sertão do Araripe, além de mais 16 mil toneladas de milho.

Ranilson anunciou que, para os próximos três meses, a meta é realizar a distribuição de 50 mil toneladas de cana, das quais 30 mil toneladas estão sendo cortadas em áreas desapropriadas pelo governo, onde estão sendo construídas as barragens da Bacia do Rio Una. Outras 20 mil toneladas foram doadas pelo Grupo Farias, administrado pelo empresário Eduardo Farias.

Por determinação do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, em sua última reunião, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) vai contratar 100 hectares para a produção de milho forrageiro, que irá atender a bacia leiteira do Araripe com 5 mil toneladas de volumoso. A medida foi tomada, levando em consideração a proximidade da área onde está instalado o Projeto Bebedouro, em Petrolina, que é de apenas 200 quilômetros, enquanto na Zona da Mata Sul, a distância é de 600 quilômetros, o que eleva consideravelmente os custos com transporte.

O secretario disse, ainda, que a Conab, dentro dos próximos 90 dias, irá disponibilizar mais 33 mil toneladas de milho para
Pernambuco, e que o governo ampliará o número de polos de de 10 para 20 unidades. Hoje já estão operando as unidades de Petrolina, Ouricuri, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Floresta.

“Para essas ações de assistência ao rebanho no transporte de cana e milho serão investidos R$ 4,7 milhões com recursos do Tesouro do Estado e do Ministério da Integração Nacional”, destacou o secretário.

Nenhum comentário: