terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Geraldo inicia construção de quatro Upinhas 24h

Mais um compromisso assumido durante a campanha eleitoral começa a ser tirado do papel pelo prefeito Geraldo Julio. Depois de iniciar a construção do Hospital da Mulher, do primeiro Compaz, e de promover um grande mutirão de limpeza na cidade, Geraldo anunciou hoje (29) as quatro primeiras Upinhas 24h a serem construídas na capital pernambucana – serão 20 ao longo do mandato. O prefeito vistoriou, nesta manhã, o terreno onde será erguida a primeira unidade, na Avenida Norte, Morro da Conceição, em frente à Praça do Trabalho.
Após a inspeção no terreno, cedido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o gestor também assinou a desapropriação do local e de outros três terrenos onde funcionarão Upinhas 24h, no Córrego do Jenipapo, Fundão e Bomba do Hemetério; todos na Zona Norte. Cada Upinha 24h custará R$ 1,8 milhão à Prefeitura. Parte dos recursos já foi assegurada via emendas parlamentares, destinadas por senadores, deputados federais e estaduais. A obra das unidades deve começar dentro de 90 dias. A previsão é que elas sejam entregues à população até o fim do ano.
“Estamos aqui hoje felizes porque estamos fazendo um anúncio largo, um anúncio grande, importante. Um anúncio que vai fazer com 500 mil pessoas passem a ter uma rede de saúde diferente aqui em nossa cidade. Esse anúncio vem do seio da população. Estamos aqui anunciando a realização, a concretização, a retirada do papel do nosso programa de governo. Um programa de governo que não é nada mais, nada menos que a escuta que fizemos à sociedade; a atenção que tivemos com a sociedade, que falou aqui o que é mais importante para a sua vida cotidiana, com o desafio de ganhar o dia e ganhar o mês”, destacou Geraldo Julio.
Citando as ações que o seu governo já realizou na área da saúde, o prefeito ressaltou que sua equipe está nas ruas desde “o dia 1º de janeiro tornando real aquilo que o povo colocou que era importante para melhorar a sua vida”. “Estamos falando da complementação de uma rede de saúde. Saúde que aparece em toda sondagem que é feita como a questão mais importante para a sociedade. As pessoas que lutam nas comunidades sabem a importância que tem a saúde”, pontuou.
As unidades funcionarão 24h e vão oferecer atendimento de ambulatório e de emergência para casos menos graves. Pacientes com maiores complicações serão encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual existentes hoje. Cada Upinha 24h terá três consultórios médicos, três consultórios odontológicos, três equipes do Programa de Saúde da Família e salas de observação, nebulização e sutura. Além disso, haverá espaço para coleta de exames e aplicação de medicamentos.
O prefeito encerrou o seu discurso revelando que tem o sonho de, no prazo de dez a 15 anos, ver a cidade mudar o padrão do Programa de Saúde da Família (PSF). “Um dia, o meu sonho – o sonho de uma pessoa que ama o Recife – é que a gente possa chegar a ver todas as equipes de saúde da família trabalhando em unidades no padrão das 20 Upinhas que vamos construir agora”, afirmou Geraldo.
Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, será feito um estudo para levantar a necessidade de contratação de pessoal para trabalhar nas novas unidades. “Nossa meta é criar mais 60 equipes do Programa de Saúde da Família nos próximos anos. E as Upinhas estão dentro desse plano. Serão construídas para garantir atendimento de qualidade na rede municipal”, disse. Ele acrescentou que as Upinhas vão integrar o cinturão da atenção básica à saúde.“Vamos melhorar o atendimento às famílias. Queremos ver o brilho nos olhos do trabalhador após ser atendido com dignidade”.
Para o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, que também participou do evento, as Upinhas vão fortalecer o atendimento na atenção primária. “Esse ato representa o cuidado que a prefeitura está tendo com o Programa de Saúde da Família, que é tão importante para a população. Além disso, é uma marca do programa de Geraldo: se é para fazer tem que fazer bem feito. Se for para o pobre, tem que ser melhor ainda”, enfatizou.
TERRENOS – Os terrenos escolhidos para as primeiras Upinhas ficam nos Distritos Sanitários 2 e 3, onde estão situados alguns dos bairros mais populosos da capital pernambucana. O atendimento das Upinhas será integrado aos dos postos do Programa de Saúde da Família (PSF).
A Upinha do Morro da Conceição ocupará parte de um terreno de mais de 10.000 m².Os espaços para a construção das Upinhas do Córrego do Jenipapo, do Fundão e da Bomba do Hemetério possuem, pelo menos, 2.000 m². A escolha dos locais leva em consideração a estratégia de descentralização da Rede Municipal de Saúde. A construção permitirá que os moradores dos territórios onde as Upinhas serão instaladas sejam atendidos sem precisar se dirigir até um hospital.
Moradora e líder comunitária no Córrego do Jenipapo, a dona de casa Iranete Correia, 56 anos, comemorou o anúncio das novas Upinhas 24 horas. “É uma ação de grande importância. Estamos há anos tendo dificuldades com o atendimento médico lá no bairro. Nossa comunidade com 47 ruas e 13 mil habitantes precisa ser medicada e orientada com mais respeito. E essas Upinhas mostram que Geraldo tem compromisso com o povo”, comentou.

Nenhum comentário: