quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Governo entrega 126 lotes de terra a agricultores familiares assentados em Barreiros

“Nós aceitamos sair das nossas terras porque também queremos contribuir com o crescimento do nosso Pernambuco”. Essas foram as palavras do agricultor José Rufino, um dos beneficiados com a entrega de 126 lotes do assentamento Ximenes, realizada, ontem, pelo secretário Ranilson Ramos numa uma ação integrada entre as secretarias de Agricultura e Reforma Agrária e a de Desenvolvimento Econômico, no município de Barreiros, Zona da Mata Sul Pernambucana. Na ocasião, José Rufino comemorou, também, a rapidez no processo da desapropriação e do remanejamento das famílias.
A iniciativa, conduzida pelo Instituto de Terras (Iterpe), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, permitiu a criação do assentamento que representa um marco na política social de Suape. As famílias beneficiadas foram remanejadas dos Engenhos Jurissaca e Ilha  localizados no Complexo, após acordo homologado na justiça e pagamento das indenizações pelas benfeitorias realizadas no terreno, ou seja, construções e plantações existentes nas áreas ocupadas.
O vice-presidente de Suape, Caio Ramos, destacou a importância do crescimento e do desenvolvimento socioeconômico do complexo de Suape para o Estado, mas fez questão de lembrar que o governador determinou que os trabalhadores fossem tratados da mesma forma que os empresários, sem qualquer distinção. Já o prefeito de Barreiros, Carlos Avelar, assumiu um compromisso com os agricultores. “A nossa parceria começa a partir de agora. Vamos adquirir parte da produção do assentamento Ximenes para abastecer nossas escolas, creche e hospitais, entre outras unidades assistenciais”, afirmou.
O secretário Ranilson Ramos parabenizou Suape pela agilidade em todo o processo de desapropriação dos 1.100 hectares dos engenhos Bombarda e Roncador. “A entrega dos 126 lotes foi apenas o primeiro ato. Vamos discutir, agora, diversas ações de infraestrutura de produção para transformar o assentamento Ximenes em modelo de reforma agrária para todo o Estado”.
Na oportunidade, Ranilson Ramos ressaltou a imediata intervenção de técnicos do IPA no estudo de desenvolvimento e implantação das culturas que alí serão plantadas. Além disso, determinou o estudo de infraestrutura hídrica e expansão da eletrificação rural. Assim como, a implantação do Programa Irrigação para Todos, como um novo componente de melhoria para a produção de alimentos. Por fim, anunciou que dentro de noventa dias voltará ao assentamento para realizar a entrega dos títulos de propriedade de terra, documento que dá garantia jurídica de posse e acesso às linhas de crédito.
Suape, além de auxiliar no desenvolvimento desses trabalhos, segue prestando assistência integral na transferência das famílias. Atualmente, estão sendo recuperadas as instalações existentes, bem como elaborado um projeto de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. O IPA implantou 12 quilômetros de estradas vicinais, para melhoria do acesso e escoamento da produção. As ações são resultado de uma parceria entre Suape, UFRPE, IPA e Prefeitura Municipal de Barreiros.

Nenhum comentário: