sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Governo inicia dragagem do Rio Capibaribe, projeto pioneiro no Brasil‏

O governador Eduardo Campos autorizou nesta quinta-feira (17/01) o inicio da dragagem do Rio Capibaribe, ação que vai viabilizar mais uma etapa do Programa Rios da Gente. A cerimônia aconteceu no Parque Santana, em Casa Forte, local onde será instalada uma das estações fluviais. O governador também assinou um acordo de cooperação técnica com as cidades de Recife e Olinda, que vai garantir o andamento da obra nos municípios envolvidos. O corredor fluvial será em entregue à população no primeiro semestre de 2014.

Eduardo classificou o ato como a realização de um sonho pernambucano e mais um forte investimento na mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife. “Esse é um projeto pioneiro no Brasil, que vai resgatar à beleza do maior símbolo do estado: o rio Capibaribe”, disse o governador, explicando que a ação faz parte das premissas do Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMR (PDTU) e do Programa Estadual de Mobilidade (PROMOB).

Os 17 quilômetros do rio contemplados com a ação serão dragados em 18 meses e o processo será executado pelo Consórcio ETC & Brasília. O Governo de Pernambuco investiu R$ 101 milhões na realização da dragagem. “As 12 embarcações, quando estiverem na ativa, terão capacidade de transportar 335 mil passageiros por mês”, completou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

A Região Metropolitana do Recife será contemplada com sete estações, que serão licitadas em fevereiro e as obras executadas durante o processo de dragagem. As estações serão integradas com os demais sistemas de transportes e vão oferecer toda a infraestrutura necessária. O programa todo foi orçado em R$ 289 milhões e vai criar um canal de navegação com 13 quilômetros.

Com objetivo de diminuir o impacto ambiental, o material será retirado do Rio em duas etapas. A primeira será a dragagem do material contaminado, que fica na camada inicial, esses sedimentos serão depositados em um aterro sanitário, após passarem por uma triagem. Após esse processo, as máquinas vão retirar os materiais não contaminados, que serão levados para o bota-fora oceânico.

Ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco enfatizou que o projeto foi idealizado por muitos gestores e que hoje se sente realizado com o esforço de Eduardo para tirar do papel uma ação tão grandiosa. Com muita emoção, Joaquim revelou que há anos atrás navegou, nesse mesmo trecho, com o poeta João Cabral de Melo Neto para sonhar com o futuro do Capibaribe e disse que “é do sonho de um homem que se inventa uma cidade”.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltou que os ganhos com o projeto vão além da mobilidade. “Com a dragagem, serão 900 mil m³ de material retirados do rio, o que garante a saúde do meio ambiente. Além disso, vamos resgatar o turismo e o lazer nas águas do Capibaribe”, detalhou Geraldo, destacando que agora os pernambucanos vão poder olhar a cidade de dentro do Rio e não só das pontes, como já era de costume.

Eduardo garantiu que as famílias que residem às margens do Rio também serão contempladas com programas específicos. “Nós assinamos hoje um compromisso com a Prefeitura do Recife, para garantir a construção de habitação para 830 famílias. Ou seja, não é só restaurar o Rio, temos que cuidar das pessoas”, finalizou o governador.

Nenhum comentário: