sexta-feira, 31 de maio de 2013

54 servidores do Estado concluem curso intensivo de inglês

Promovido pela Secretaria da Casa Militar, o curso teve duas turmas – Básico e Avançado – com participação de servidores da Casa Militar, Gabinete do Governador, das Secretarias da Casa Civil, de Imprensa, Defesa Social, Governo, Turismo, do Cerimonial do Governador, da Empetur, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Procuradoria Geral do Estado.
 “Essa foi a primeira oportunidade que tive de fazer um curso de línguas. Até então não me achava capaz de aprender, mas a didática acolhedora dos professores me desinibiu e o inglês deixou de ser um monstro para ser um amigo que vai melhorar meu relacionamento com as pessoas e meu desempenho profissional”. O depoimento é da Sargento PM Jaciara, que integra o grupo de 54 servidores do Governo de Pernambuco concluinte do curso Inglês como uma Segunda Língua & Cultura Americana. Promovido pela Secretaria da Casa Militar (Camil), através de uma parceria com o Departamento de Programas Internacionais da Universidade de Auburn, estado do Alabama, o curso intensivo durou uma semana e teve duas turmas – Básico e Avançado. O encerramento ocorreu nesta sexta-feira (31/05) com uma palestra do Profº PhD Geraldo Soares de Souza, Catedrático da Universidade de Alburn.
 O objetivo do curso foi incentivar os servidores e mostrar a importância de um segundo idioma na formação profissional. “Pesquisas comprovam que as pessoas bilíngues têm maior capacidade criativa e eficácia na resolução de problemas complexos o que aumenta suas oportunidades profissionais”, complementa o professor Geraldo. Cada turma foi formada por 27 servidores. No Nível Básico, apenas pelo efetivo da Casa Militar. Outros 27 alunos cursaram o módulo Avançado que, além de funcionários da Camil, teve a participação de servidores de outros órgãos do Estado como do Gabinete do Governador, das Secretarias da Casa Civil, de Imprensa, Defesa Social, Governo, Turismo, do Cerimonial do Governador, da Empetur, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Procuradoria Geral do Estado.
 Na palestra de encerramento o professor Geraldo Souza, pernambucano, radicado nos EUA há 40 anos, falou sobre o tema “Dez desafios mundiais” onde elegeu a educação como fator primordial para obter sucesso num mundo globalizado “Qualquer projeto de desenvolvimento de um país tem que passar pela Educação de qualidade. Parafraseando o governador Eduardo Campos, nós vivemos no século XXI, com agenda do século XX, mas precisamos olhar adiante, agindo como se estivéssemos no século XXII” Para ele a educação é a chave principal para melhorar a situação da maioria das pessoas. “Em 2012, 31 milhões de pessoas abandonaram a escola primária, sendo que 11 milhões são crianças. A educação pode dar uma oportunidade melhor de vida para essas pessoas e contribuir para preservar a vida na terra. Metade da comida produzida no mundo vai para o lixo e em 2048 não teremos mais peixes nos oceanos se não cuidarmos do meio ambiente agora. Investir em educação pode mudar esse quadro”.
 Segundo o professor a educação é uma arma eficaz também no combate à corrupção. “Os seis países que lideram os índices mundiais de corrupção, oferecem uma educação ruim”. Ele aproveitou para lançar um desafio ao Governo de Pernambuco e a seus servidores. “Precisamos estimular nossas crianças a superarem as dificuldades. Cada um de nós pode fazer a diferença dedicando algumas horas de nossa semana para ir a uma escola, ler para os estudantes, fazer palestras com nossas experiências de vida. Se conseguirmos mudar a vida de apenas um, numa classe de 30, já teremos obtido sucesso”.
 Para o secretário da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti, o curso foi além do objetivo de desenvolver a habilidade de conversação dos participantes em poder ouvir, falar e ler em inglês. “Constantemente nossa equipe está em contato com pessoas de outras nacionalidades que estão em visita diplomática ao Governo de Pernambuco. Neste curso, mais que os ensinamentos de inglês, muitos de vocês sairão daqui incentivados a enfrentar outros desafios e a galgar novos degraus porque aprenderam que podem fazer muito por muitas pessoas que às vezes não têm um objetivo ou precisam só de alguém que os estimulem a seguir novos caminhos”.
 A dinâmica do curso orientou a comunicação na língua inglesa através da utilização de expressões básicas da vida diária Americana. Os participantes aprenderam informações básicas como saudações e respostas, algumas etiquetas sociais, questões sobre como chegar a determinado local, como pedir ajuda, como ajudar, etc.
 O curso básico foi ministrado pela professora Patrícia Sales de Souza, Doutoranda na Universidade de Auburn e do Departamento de Língua eLiteratura do Mundo do Spelman College – Atlanta. As aulas do módulo Avançado serão de responsabilidade da professora Ismênia Sales de Souza, Ph.DProfessora Associada de Português / Diretora de Pesquisa em espanhol, Diretora dos exames nacionais em português da Associação Americana de Professores de Espanhol e Português, e do Departamento de Línguas Estrangeiras-DFF da Academia da Força Aérea Americana, no Colorado. O curso conta, ainda, com a professora assistente Carrie Melius, Mestra em EducaçãoProfessora do Programa ESL (English as a Second Language), da Auburn University.

Nenhum comentário: