quinta-feira, 23 de maio de 2013

De olho na copa: Casa Militar promove curso intensivo de inglês para funcionários


Um grupo de 54 servidores do Governo de Pernambuco participará do curso Inglês como uma Segunda Língua & Cultura Americana,a partir desta sexta-feira. A iniciativa é da Secretaria da Casa Militar, através de uma parceria com o Departamento de Programas Internacionais da Universidade de Auburn, estado do Alabama. O curso tem duas turmas – Básico e Avançado – e será realizado no período da tarde, entre os dias 24 e 31 de maio, sob a orientação do Profº PhD Geraldo Soares de Souza, Catedrático da Universidade de Alburn,
 O professor Geraldo Souza, pernambucano, radicado nos EUA há 40 anos, esteve no Recife em setembro passado quando apresentou a palestra “A Globalização e o projeto do governo Eduardo Campos” que versou sobre a importância de um segundo idioma na formação profissional. Na ocasião ele afirmou que  estudar outro idioma é essencial no processo de comunicação de um mundo globalizado. “Pesquisas comprovam que as pessoas bilíngues têm maior capacidade criativa e eficácia na resolução de problemas complexos o que aumenta suas oportunidades profissionais”.
 A turma do curso Básico é formada por 27 servidores da Casa Militar. Outros 27 alunos formam o módulo Avançado. Nesta, além de funcionários da Camil, foram selecionados servidores de outros órgãos do Estado como do Gabinete do Governador, das Secretarias da Casa Civil, de Imprensa, Defesa Social, Governo, Turismo, do Cerimonial do Governador, da Empetur, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Procuradoria Geral do Estado.
 Segundo o Secretário da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti, o curso tem o objetivo de desenvolver a habilidade de conversação dos participantes em poder ouvir, falar e ler em inglês. “Constantemente nossa equipe está em contato com pessoas de outras nacionalidades que estão em visita diplomática ao Governo de Pernambuco. Além de nos preocuparmos em qualificar os servidores que trabalham na área de segurança institucional com os cursos de formação para grandes eventos, queremos, também, aprimorar a comunicação dos nossos funcionários, especialmente quando nos aproximamos de eventos como a Copa das Confederações e Copa do Mundo, em 2014.”
 A dinâmica do curso visa orientar a comunicação na língua inglesa através da utilização de expressões básicas da vida diária Americana. Serão apresentadas aos estudantes informações como saudações e respostas, algumas etiquetas sociais, questões sobre como chegar a determinado local, como pedir ajuda, como ajudar, etc.
 O curso básico será ministrado pela professora Patrícia Sales de Souza, Doutoranda na Universidade de Auburn e do Departamento de Língua eLiteratura do Mundo do Spelman College – Atlanta. As aulas do módulo Avançado serão de responsabilidade da professora Ismênia Sales de Souza, Ph.DProfessora Associada de Português / Diretora de Pesquisa em espanhol, Diretora dos exames nacionais em português da Associação Americana de Professores de Espanhol e Português, e do Departamento de Línguas Estrangeiras-DFF da Academia da Força Aérea Americana, no Colorado. O curso conta, ainda, com a professora assistente Carrie Melius, Mestra em EducaçãoProfessora do Programa ESL (English as a Second Language), da Auburn University.
O programa será concluído com a palestra “Dez desafios mundiais”, no dia 31 de maio, que será apresentada, em português e inglês, pelo Professor Geraldo Soares de Souza.

Nenhum comentário: