domingo, 19 de maio de 2013

Governo anuncia fim de racionamento de água para 1,3 milhão de pessoas na Região Metropolitana


Após sobrevoar as principais barragens do Grande Recife, neste domingo (19/05), o governador Eduardo Campos reuniu a imprensa para anunciar a antecipação do fim do rodízio de água para 1,3 milhão de pessoas que moram nas áreas planas da Capital pernambucana e em bairros de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho. A normalização já acontece nesta segunda-feira (20/05), a partir do meio-dia. "Depois das intensas chuvas que tivemos da quinta para a sexta-feira passada, e ao longo deste final de semana, houve a acumulação de 13 milhões de metros cúbicos nas nossas barragens. Os reservatórios estão praticamente com o dobro de água ao dia que se iniciou o racionamento, em março passado", comemorou Eduardo. A previsão era manter a medida até o final deste mês.

Responsável por abastecer mais de 30% da Região Metropolitana, a Barragem de Pirapama conseguiu atingir 42% de sua capacidade com a intensificação das chuvas nos últimos dias. "A previsão é de que até julho este número suba para 50% e, em agosto, Pirapama possa atingir 90% de sua capacidade", informou o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, explicando ainda que com a redução acentuada das chuvas em 70%, no início de 2013, o modelo do calendário de abastecimento foi estratégico para evitar o colapso da rede. 

"
Começamos o racionamento com 19% da capacidade de Pirapama, no dia 1° de março. Projetamos o pior momento, que seria abril, para ficar acima de 10%, e ficamos com 13%. Calculamos a vazão que iríamos ofertar para a cidade em cima deste modelo, até onde é seguro tirar antes que o reservatório seque. Na primeira chuva mais forte, passamos para 26% e, hoje, superamos a marca de 42% de capacidade", detalhou Cirilo. Com a liberação da água, serão retirados 4,5 mil litros por segundo.

Com isso, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, garantiu água 24 horas nas torneiras e o fim do rodízio de 20 horas com o recurso por 28 horas sem o líquido. "A partir do meio-dia desta segunda-feira, não haverá mais manobra na rede e nem fechamento de válvula. Desta maneira, a água será liberada e as cidades passarão a ter o abastecimento contínuo", assegurou Roberto Tavares, lembrando que "a RMR viveu um racionamento durante 28 anos, superado apenas em novembro de 2011, com a entrega da terceira etapa de Pirapama, passando todo o ano de 2012 sem esquema de rodízios".

Tavares também destacou os investimentos em curso na área. "Temos obras sendo feitas em toda a rede que somam R$ 400 milhões. E a cada dia vamos tirando mais comunidades da dependência de um sistema isolado e integrando ao grande sistema metropolitano", concluiu. Mais cedo, os gestores sobrevoaram de helicóptero três barragens: Tapacurá, Goitá e Pirapama. Nesta última, o governador e seus auxiliares desceram e vistoriaram a área.

Nenhum comentário: