quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pernambuco reforça frota do Corpo de Bombeiros e alcança patamar internacional de defesa civil‏

O governador Eduardo Campos entregou, nesta quinta-feira (30/05), mais 31 novas viaturas, além de 30 Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Destacando a importância da corporação, Eduardo garantiu que continuará ampliando a capacidade de atuação dos Bombeiros em todo o território pernambucano. “Estamos levando esse serviço para o Interior e, sobretudo, dando as condições de trabalho ao profissional para que ele salve vidas sem, necessariamente, colocar a sua vida em risco”, defendeu, durante  a solenidade de entrega, realizada no Centro de Convenções.
Para aumentar a frota a serviço da população foram investidos R$ 8 milhões - recurso este oriundo do pagamento da Taxa de Prevenção e Combate a Incêndio. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, destacou que os novos equipamentos elevam o Estado a um patamar internacional no tocante à defesa civil. “Aqui está a prova inconteste do investimento que o Governo do Estado faz na área de defesa civil, colocando Pernambuco na vanguarda nacional do setor. Esses equipamentos são os mais modernos postos à disposição das melhores instituições do Mundo”, informou Damázio.
São 20 veículos de Auto Resgate (AR) e 11 de Auto Bomba Tanque (ABT). Os ARs são utilizados nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar; enquanto as viaturas de ABT servem à prevenção e ao combate de incêndios. Na Região Metropolitana do Recife, o reforço será de seis veículos de resgate e 15 novas ambulâncias. Já o Interior do Estado, os municípios de Petrolina, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns e Vitória de Santo Antão, receberão uma unidade de cada.
“Estamos interiorizando os Bombeiros, levando para as cidades polos das microrregiões que não tinham o serviço. Esse foi um dos pleitos mais sugeridos pela população no nosso programa de ausculta popular, o Todos por Pernambuco”, assegurou Eduardo, lembrando que, em seis anos, foi possível contratar praticamente o dobro de efetivo, “pulando de 1,2 mil para 2,8 mil profissionais concursados para o CBMPE”.
A ação, que é mais um braço da política de segura pública de Pernambuco - o Pacto pela Vida -, recebeu o reconhecimento do comandante-geral do CBMPE, coronel Casa Nova. Ele sublinhou o “esforço hercúleo” do Governo em garantir a renovação e integração das equipes de segurança na busca de melhores resultados. “Quanto mais bases espalhadas tivermos, mais rápida será a nossa capacidade de resposta”, afirmou Casa Nova, após receber das mãos do governador as chaves dos novos veículos.
Também foram entregues 30 conjuntos de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), contendo como máscara e cilindro de ar comprimido, que possibilitam a entrada do bombeiro em ambientes confinados ou tomados pela fumaça tóxica de um incêndio.

Nenhum comentário: