quinta-feira, 22 de março de 2012

Em Pernambuco Empresa será legalizada em apenas 72 horas

Nesta quinta-feira (22) 17 prefeituras assinaram protocolo com a Junta Comercial
 para interligação com todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas

Prefeituras de 17 municípios assinaram protocolo de intenção, visando a adesão ao sistema Redesim que vai permitir que um novo negócio possa entrar em atividade em apenas 72 horas beneficiando, assim, os empreendedores do Estado. Os outros 8 municípios irão assinar na próxima semana. Por meio da Junta Comercial de Pernambuco, o novo sistema, que já está em funcionamento, interligará todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas. A assinatura do protocolo aconteceu hoje (22), na abertura oficial do I Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ, no Atlante Plaza.

I Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ reuniu os presidentes, executivos e técnicos das juntas, que discutiram a criação de facilidades para os usuários nos processos de abertura de empresas. Entre os presentes na abertura do evento, estiveram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio; o secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Humberto Ribeiro; o diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC, João Elias; e o presidente da Anprej, Clodezir Filgueiras.
Além de desburocratizar o processo de abertura de empresas, o Redesim trará benefícios para os municípios, tais como o aumento de receita; o gerenciamento das atividades econômicas no município; a atualização constante do cadastro das empresas e a credibilidade da base cadastral que será compartilhada por órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Para o presidente da Jucepe, Roberto Arraes, a participação das prefeituras foi de fundamental importância para que os benefícios possam alcançar ao maior número possível de empresas. “Só esses primeiros 25 municípios reúnem mais de 70% das empresas de Pernambuco”, revelou. A meta final é alcançar todos os municípios.

Atualmente, o registro da empresa na Junta Comercial pode ser realizado no mesmo dia, dependendo do caso. Contudo, para começar a funcionar, a empresa necessita ainda obter as licenças nos demais órgãos, o que leva mais de 45 dias. Segundo Roberto Arraes, o Redesim irá reduzir a burocracia ao mínimo necessário. “Por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via Internet, o sistema fará a integração dos processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas”, explica.

O programa prevê, ainda, a realização de pesquisas prévias ao registro das empresas. Dessa forma, o usuário será informado, pelos órgãos e entidades competentes, sobre a possibilidade da atividade no local escolhido.


Prefeituras que assinaram
Recife
Petrolina
Arcoverde
Garanhuns
Araripina
Salgueiro
Sta Cruz do Capibaribe
Palmares
Serra Talhada
Olinda
Itamaracá
Ipojuca
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Moreno
Petrolândia
Carpina


Prefeituras que ainda irão assinar
Carpina
Abreu e Lima
Caruaru
Jaboatão dos Guararapes
Igarassu
São Lourenço da Mata
Itapissuma 
Paulista

Nenhum comentário: