A política de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar será tema de debates nos territórios rurais da região do Araripe (Ouricuri) e do São Francisco (Petrolina), nesta quinta-feira (15/03) e sexta-feira (16/03), respectivamente
De acordo com o presidente do CDS, o secretário Executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, as conferências territoriais têm como objetivo estimular o debate nos Territórios Rurais acerca do papel da ATER e propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural/PRONATER. “A perspectiva é de consolidar a política de ATER, como instrumento de transformação social e da promoção do desenvolvimento rural sustentável”, explicou Santos.
Neste sentido, a expectativa do CDS será de que congregar agricultores/as familiares, entidades de ATER, da reforma agrária, Prefeituras Municipais, representantes de quilombolas, pescadores, indígenas, instituições públicas e privadas, conselhos municipais de desenvolvimento, sindicatos de trabalhadores rurais, associações rurais, entre outras organizações.
Está prevista a realização de 10 conferências territoriais e uma conferência temática indígena.
Até o momento foram realizadas nove encontros nas seguintes regiões: Mata Norte (Glória de Goitá,23/07), Agreste Central (Caruaru,31/07), Agreste Setentrional(João Alfredo,07/02), Mata Sul(Palmas,13/02), Itaparica(Paulo Afonso,05/02), Pajeú (Afogados da Ingazeira(29/02), Conferência Indígena (Carnaubeira da Penha(01/03), Agreste Meridional (Garanhuns05/03) e Metropolitana(Recife,12/03).
A Conferência Estadual está prevista para ser realizada nos dia 27 e 28 deste mês, enquanto que a Conferência Nacional acontecerá no período de 23 a 26 de abril de 2012. Todas as Conferências terão como tema central: ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural.
COORDENAÇÃO - O CDS-PE formou uma Comissão Executiva para coordenar o processo de organização das Conferências Territoriais e Estadual de ATER, que reúne representantes da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar; Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário; Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Articulação e Organização dos Povos Indígenas do Nordeste; Sindicato dos Trabalhadores em Extensão Rural de Pernambuco; Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetape) e Movimento de Libertação dos Sem Terra .
Nenhum comentário:
Postar um comentário