O Mercado Público Municipal de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, será reformado e ampliado. A ordem de serviço para execução da obra foi assinada nesta quinta-feira (15) pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos. Na ocasião, o secretário também autorizou a perfuração de cinco poços artesianos que vão atender 500 famílias das Zonas Rural e Urbana. O investimento total nas obras é de R$ 367 mil, recursos do Governo do Estado.
Ao assinar a ordem de serviço do Mercado, o secretário chamou a atenção para a adequação das instalações físicas do local, visando à melhoria do atendimento a população de Tracunhaém que é de 13 mil habitantes. O mercado terá todo o piso reformado, novas instalações elétricas e hidráulicas, banheiros, bancadas com revestimentos de azulejo, entre outras mudanças. “É fundamental que as pessoas possam adquirir a carne e outros produtos com qualidade e segurança”, disse Ranilson Ramos. O prazo para execução dos serviços é de 90 dias.
A prefeita do município, Graça Lapa, afirmou que as condições de funcionamento do Mercado são precárias e que Prefeitura não teve condições de realizar as obras. “Agora estamos contanto com o apoio do Governo do Estado e a parceria do secretário Ranilson Ramos, para atender a essa antiga reivindicação dos usuários do Mercado”, salientou.
O comerciante Severino Pereira, 40 anos, que há 12 anos vende carne no Mercado Municipal, falou que o prédio nunca passou por uma reforma e nas condições atuais afasta os consumidores e as vendas são prejudicadas. “Ainda comercializamos as carnes penduradas em ganchos e sem pia para a limpeza, mas com a reforma teremos também câmaras para vender a carne resfriada”, destacou.
Poços - Os cinco poços que serão perfurados e instalados pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Tracunhaém vão atender a 500 famílias de agricultores dos assentamentos Chico Mendes, Taqüera, Povoado de Penedo Velho, além das comunidades de Nova Tracunhaém e Baixa Verde. O valor do investimento é R$ 110 mil.
Ao final da solenidade de assinatura dos serviços, o secretário foi presenteado pela Associação dos Artesãos de Tracunhaém com duas obras em cerâmica, uma delas um caboclo de lança. Ranilson Ramos encerrou a programação no município, famoso pelo trabalho de artistas com barro, principal atividade econômica local, com uma visita ao Centro de Artesanato da Zona da Mata - Centrart.
Nenhum comentário:
Postar um comentário