quinta-feira, 8 de março de 2012

Eduardo defende maior integração do Mercosul para combater a crise econômica

“A gestão pública como instrumento de transformação econômica e social”. Este foi o tema da palestra apresentada hoje (08/03) pelo governador Eduardo Campos a cerca de 80 empresários brasileiros e argentinos, professores e jornalistas que compareceram ao auditório da Universidade Tres de Febrero, em Buenos Aires.

            Durante 45 minutos, Eduardo mostrou como funciona a engrenagem do seu Governo e os resultados conquistados nas mais diversas áreas. Apoiado por uma apresentação com mais de 50 slides escritos em espanhol, ele discorreu sob a mudança em curso na economia do Estado e na vida dos pernambucanos.
           
 O governador elencou as grandes obras em andamento como a Transposição, o Estaleiro Atlântico Sul e a Ferrovia Transnordestina, além da política de atração de investimentos que levou a Pernambuco indústrias de grande porte como a Fiat, a Kraft Foods e tantas outras. 

O Porto de Suape, o Polo de Confecções do Agreste e o cluster de energias renováveis também foram destacados. "Para garantir a manutenção desse crescimento é preciso integrar o Mercosul e, para isso, é necessário nos conhecermos melhor. Está claro que nossos desafios são os mesmos neste ambiente de crise econômica internacional".

            A Universidade Nacional de Tres de Febrero (Untref) é uma instituição pública de Buenos Aires e foi criada em 1995. Hoje tem quase 10 mil alunos espalhados em seis departamentos: Administração e Economia; Ciências Sociais; Metodologia, Estatística e Matemática; Arte e Cultura; Saúde e Segurança Social; e Engenharia. 

            A Untref tem 20 institutos, sendo um deles o Instituto de Estudos Brasileiros. A universidade valoriza a cooperação internacional entre universidades e instituições de ensino superior, oferecendo intercâmbio entre os estudantes. No Brasil, 11 universidades são parceiras, nenhuma delas do Nordeste. 

            Os cursos de graduação são em Administração de Empresas, Administração e Gestão de Políticas Sociais, Gestão Pública, Relações Comerciais Internacionais, Logística, Gestão de Artes e Cultura, Estatística, Saúde e Segurança de Trabalho, Enfermagem, Fisioterapia, História, Geografia, Artes Eletrônica, Música, Gestão de Esportes, Sistemas de Informação, Artes de Circo, Engenharia da Computação, Engenharia do Som, Engenharia do Ambiente.
          
  Já os de pós-graduação são nas áreas de Saúde e Segurança Social; educação; relações internacionais (direito, economia, comércio exterior); ciências sociais; Metodologia Científica e Epistemologia; Artes; e Gestão de Ciência.

Nenhum comentário: