quarta-feira, 14 de março de 2012

Indústria gera mais emprego em Pernambuco do que no resto do País

O setor industrial de Pernambuco está crescendo, empregando mais e pagando salários maiores, contrariando a tendência de desaceleração observada no País. Segundo levantamento divulgado hoje (14/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a oferta de postos de trabalho na indústria do Estado cresceu 4,2% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, ante uma queda de 0,5% no País e de 0,4% na Região Nordeste.

O resultado pernambucano foi o segundo maior em todo o País, ficando atrás apenas do Paraná, onde o número de vagas de emprego na indústria cresceu 4,6% no primeiro mês de 2012. “É uma prova de que o processo de transformação da economia pernambucana está se consolidando. Nossa indústria mantém a trajetória de crescimento, apesar da tendência de desaceleração enfrentada no restante do País”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

Ainda segundo o IBGE, o valor da folha de pagamentos da indústria apresentou um crescimento expressivo de 10,2% em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2011, superando a média nacional de 4,4% e a média registrada na Região Nordeste, de 7,2%.

Os segmentos econômicos que mais contribuíram para o desempenho foram os de alimentos e de bebidas, que apresentaram um aumento de 8,1% no total de pessoas ocupadas, e de produtos químicos, com crescimento de 11,5%. No resultado acumulado dos últimos doze meses, o nível de emprego na indústria pernambucana apresenta um crescimento de 5,2%, maior que a média brasileira, de 0,8%, e que a da Região Nordeste, de 1,1%.

Nenhum comentário: