A mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife no foco do Governo de Pernambuco. Nesta quinta-feira (29), o governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, lançaram o edital de licitação para o início das obras da 2.º etapa do corredor Norte-Sul, durante entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas. O certame será publicado nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, e nos veículos impressos de grande circulação do estado.
Para Eduardo, o corredor Norte-Sul vai beneficiar todos os passageiros que diariamente fazem esse trajeto norte-sul. Os números apontam para quase 350 mil passageiros, que anseiam por um transporte público mais ágil e pontual. “É impossível ficar na Agamenon Magalhães em horários de pico com 5 km/h e as pessoas num ônibus lotado e em pé. Ou seja, quem vive essa realidade é quem está nos pedindo que tenhamos a coragem de fazer essas intervenções”, afirmou o governador.
Esta etapa prevê obras em 4,7 km da Avenida Agamenon Magalhães, da antiga fábrica do Tacaruna até o Terminal Joana Bezerra. São R$ 110 milhões para a construção de um corredor exclusivo de ônibus, a pavimentação de toda a via, cinco passarelas para pedestres e nove estações climatizadas e informatizadas, com painéis fornecendo os horários das linhas. As estações, com capacidade de até 1.200 passageiros, serão erguidas sobre o canal da Agamenon - no canteiro central da via – a uma distância média de 400 metros umas das outras.
O projeto prevê ainda o alargamento dos dois viadutos da Avenida João de Barros, e o alargamento do pontilhão de cruzamento das ruas Dr. Leopoldo Lins e Buenos Aires. “É uma decisão política de valorização do transporte público de passageiros. O transporte individual vai aumentar em 50% a velocidade média, atualmente em 20 km/h. Já os ônibus vão ganhar até 2x mais, chegando a 60 km/h. Melhorando o transporte público, convencemos mais pessoas a deixarem os carros e utilizarem os coletivos.”, disse Danilo Cabral.
Das passarelas, quatro se interligam aos viadutos da Paissandu, Bandeira Filho, Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, e uma outra ao Shopping Tacaruna, em Santo Amaro. Os pedestres terão acesso ao equipamento por meio de elevadores e escadas. As passarelas serão interligadas às estações de TRO que ficarão localizadas ao longo do canteiro central da Avenida Agamenon Magalhães.
Corredor Norte-Sul – A 2.º etapa do corredor Norte-Sul se integra à primeira etapa – de Igarassu ao centro do Recife -, cujas obras começaram em janeiro deste ano ao valor R$ 151 milhões. A intervenção passa ainda pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Olinda, atendendo a 146 mil passageiros. O percurso total é de 33,2 km, com 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.
Quando totalmente concluído, o Corredor Norte-Sul vai integrar-se ao Sistema de Metrô e aumentar em quatro vezes a procura pelo modal. Hoje, o transporte é utilizado por 100 mil pessoas. As estruturas dos corredores também foram projetadas para suportar outros modais, a exemplo do VLT (veículo leve sobre trilho). "Se daqui a alguns anos esse tipo de transporte for viável, financeiramente falando, o Estado estará preparado para fazê-lo, sem excluir ninguém por conta do preço alto das passagens", explicou Eduardo.
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