quarta-feira, 21 de março de 2012

Pesca: Diagnóstico identificará necessidade de povoamento em açudes públicos

A Secretaria Executiva da Agricultura Familiar de Pernambuco (Seaf) realiza, até domingo (24/03), diagnóstico junto a colônias de pescadores artesanais a fim de identificar a necessidade de povoamento dos açudes públicos, além de levantar a demanda por equipamentos de pesca. A estratégia faz parte do Programa de Aquisição de Canoas e Apetrechos de Pesca Artesanal da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. O diagnóstico abrange os municípios de Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta, Serra Talhada, Serrita, Cabrobó, Petrolândia e Lagoa do Carro

As visitas técnicas estão sendo acompanhadas pelas pescadoras das Colônias Z-09 e Z-10, Enilde Lima e Joana Mousinho representantes dos movimentos de pescadores. “Já realizamos levantamento junto aos pescadores de Carpina, Lagoa do Carro e Riacho das Almas onde foi identificada a necessidade do povoamento de açudes com peixes da espécie Tilapia”, explicou o engenheiro de Pesca da Seaf, Rodolfo Rangel, que também acompanha a equipe nos municípios onde o trabalho está sendo realizado.

Rodolfo Rangel informa que em Lagoa do Carro foi identificada a necessidade do povoamento do Açúde Carpina com camarão. Além desses açudes, o Programa contempla a avaliação do açude de Pão de açúcar, em Pesqueira. Um questinário foi aplicado e haverá a adequação na aquisição dos equipamentos de pesca - canoas e apretechos - para as comunidades indígenas dos Xucúrus que praticam a pesca artesanal.

Cada açude terá as espécies recomendadas para o peixamento e a capacidade de estocagem. "Outra linha de ação será a troca de informações sobre as espécies capturadas entre as organizações locais dos pescadores e a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar para permitir um acompanhamento da dinâmica de população das diversas espécies e exercer o gerenciamento pesqueiros nos açudes visitados.

Nenhum comentário: