quarta-feira, 28 de março de 2012

Governador lança Programa Territórios Produtivos

O Governador Eduardo Campos lança o Programa Territórios Produtivos nesta quarta-feira (28), às 16 horas, no município de Lajedo, Agreste Meridional. O Programa , realizado pelas Secretárias de Agricultura e Reforma Agrária e de Planejamento e Gestão, visa fortalecer as cadeias produtivas, elevando o nível de produção e renda de produtores e produtoras familiares rurais.

A ação abrangerá 180 municípios pernambucanos, onde serão elaborados 57 Planos, contemplando as seguintes cadeias produtivas: Apicultura e Meliponicultura, Artesanato, Bovinocultura de Leite, Caprinovinocultura de Corte, Caprinocultura de Leite, Fruticultura, Grãos, Horticultura Orgânica, Mandiocultura, Inhame, Pesca Artesanal, Piscicultura e Turismo Rural.

O Programa Territórios Produtivos faz parte do Projeto Pernambuco Rural Sustentável – PRS, voltado à promoção da qualidade de vida da população rural em Pernambuco. “Com investimentos da ordem de US$ 135 milhões, esta estratégia pioneira vai assegurar o crescimento e o desenvolvimento do interior pernambucano, promovendo a inclusão produtiva e a competitividade”, ressalta o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.

O Programa será desenvolvido por meio de ações integradas que acontecerão durante a elaboração e implementação de Planos Territoriais de Redes Produtivas. “O objetivo desta estratégia governamental é envolver todos os atores que participam de atividades de relevância econômica que se relacionam com a produção familiar (sociedade civil e Estado), buscando articular políticas públicas e otimizar recursos para dinamizar e fomentar o desenvolvimento rural sustentável”, explica o secretário Executivo de Tecnologia Rural e Programas Especiais, José Patriota .

Com os Planos, o Governo levará aos agentes integrantes das cadeias produtivas (organizações de produtores e produtoras familiares - OPFs, instituições públicas e privadas), a oportunidade de participar com ações e investimentos organizados.  “A iniciativa acontecerá através de estudos e pesquisas a fim de valorizar as atividades rurais e identificar oportunidades de negócios e de investimentos na infra-estrutura básica e produtiva, dinamizando a economia de cada região”, explica Patriota.  


Rede Produtiva do Feijão - A experiência com o Plano Territorial da Rede Produtiva do Feijão está sendo o marco referencial que definirá os parâmetros metodológicos para a elaboração dos demais Planos. Iniciado em Agosto de 2011, envolvendo 67 instituições (Prefeituras, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Organizações de Produtores e Produtoras Familiares Rurais, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e outras instituições públicas, privadas e da sociedade civil) que atuam no Agreste Meridional e Central.

O Plano do Feijão foi elaborado com a assessoria do ProRural e atualmente contabiliza  os seguintes  resultados positivos: Criação do Fórum Territorial da Rede Produtiva do Feijão; Envolvimento direto de 52 Organizações de Produtores Familiares; Matriz de Ações e de Investimentos do Plano com mais de R$ 20 milhões pactuados por Instituições públicas e privadas; Formação de uma cooperativa territorial de produtores e produtoras familiares. “Entre outras ações, estar previsto o beneficiamento do feijão, com o  mercado absorvendo toda produção da região, inclusive com fornecimento para a merenda escolar. Proporcionando um aumento na renda dos produtores de cerca 132%”, afirma Patriota.

Nenhum comentário: