sexta-feira, 20 de abril de 2012

Governador reúne equipe para definir ações de combate à seca

Preocupado com a seca que atinge principalmente o Agreste e o Sertão pernambucanos, o governador Eduardo Campos realizou uma reunião na tarde desta sexta-feira (20) com dois objetivos: traçar um roteiro de medidas emergenciais que serão realizadas pelo Governo do Estado e elaborar um plano estruturante que será entregue à Presidenta Dilma Rousseff na próxima segunda-feira, em Aracaju, durante a reunião dos governadores.
De acordo com balanço atualizado hoje pela Codecipe, 22 cidades do Sertão e outras sete do Agreste, onde residem mais de 300 mil pessoas, estão sendo afetadas pela estiagem. A reunião desta tarde durou cerca de duas horas e meia e contou com a presença de representantes de diversas secretarias e órgãos operativos do Governo.
Escalado para falar em nome da equipe, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, disse que o Governo vai acompanhar o desempenho da chuva durante os meses de maio e junho ”O diagnóstico não é bom, mas vai ser acompanhado até julho, ou seja, teremos uma clareza maior da situação”, explicou.
Entre as medidas emergenciais que já estão sento tomadas pelo Estado estão a perfuração de mil poços artesianos e o reforço no abastecimento de água das cidades através dos carros-pipa. Por sugestão do governador também serão criados dez comitês regionais para ajudar na identificação de pontos de disponibilidade de água.
Quanto às ações que serão apresentadas na reunião dos governadores, Eduardo vai propor a criação de uma linha de crédito de custeio emergencial para a atividade agrícola; a liberação do FGTS para os agricultores e a suspensão da cobrança de dívidas do PRONAF. Também serão sugeridas a liberação de mais recursos para as obras da Transposição do São Francisco, a ampliação da capacidade da Adutora do Oeste e a interligação das barragens de Algodões e Tamboril ao sistema adutor do Oeste em Ouricuri como ações a serem tomadas a médio e longo prazo.

Nenhum comentário: