sábado, 14 de abril de 2012

Bodocó realiza I Conferência Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência


“Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios”, este foi o tema da I Conferência Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência de Bodocó, que aconteceu na última quinta-feira (12).


O evento foi realizado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial e do Conselho da Pessoa com Deficiência, e contou com a participação dos representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa do Estado (CONED): Maria do Carmo de Oliveira, Ana Borges e Vitor Eustáquio, que ministraram palestras sobre o tema proposto.


Estiveram presentes o vice-prefeito, José Claudio Albuquerque, que representou o prefeito Brivaldo Alves, que não pôde estar presente, as secretárias Eliane Teles (Desenvolvimento Social), Héldna Alves (Administração), Patrícia Novais (Saúde), Iana Claudia (Cultura) e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ana Marques, e o público de aproximadamente 140 participantes.


Na programação, palestras, leitura do regimento, trabalhos em grupo, apresentação e votação de propostas e eleição de delegados, além de uma apresentação teatral dos usuários do Centro de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, que tiveram uma participação especial na conferência.


a) Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; b) Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; c) Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; d) Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados, foram os temários da conferência.


Dentre as propostas aprovadas, destacam-se: garantir moradia habitacional com acessibilidade para a pessoa com deficiência; garantir o cumprimento da legislação quanto à acessibilidade e adaptação arquitetônica; assegurar a pessoa com deficiência à acessibilidade junto aos órgãos da justiça e garantir a acessibilidade da pessoa com deficiência aos programas de saúde sexual e reprodutiva.


A vice presidente do CONEDE, Maria do Carmo de Oliveira, parabenizou o município pela realização da conferência e destacou que Bodocó figura entre os 13 municípios do estado que realizaram o evento, destacando ainda que Bodocó foi o único do Sertão do Araripe a tratar sobre as políticas públicas da pessoa com deficiência através de conferência.


Erisvalton Pereira, usuário do Centro de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, emocionou a todos quando falou sobre o centro. “O centro é muito importante na nossa vida, porque antes alguns de nós [vivíamos] isolados até pelas nossas próprias famílias e hoje somos respeitados na sociedade, participamos de tudo e somos tratados com muito carinho. Para mim o centro foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, por isso quero agradecer a Prefeitura de Bodocó,” afirmou.


Mesmo não podendo estar presente, o prefeito Brivaldo Alves, defendeu a importância da conferência para o município e reafirmou o compromisso da gestão com as políticas públicas da pessoa com deficiência.


Foram eleitos seis delegados titulares e seis suplentes para representar o município na Conferência Estadual, que será realizada entre os dias 25 e 27 de julho no Recife.  



O evento aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI).

Nenhum comentário: