segunda-feira, 30 de abril de 2012

Força da Agricultura familiar de Brejo é celebrada na 12ª Feira do Verde

O superintendente do BNB, Sérgio Maia, o deputado Pedro Eugênio e o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson na Feira do Verde.
Fonte: Assessoria de imprensa
Foto: Maria Júlia Sette

A 12ª Feira do Verde aconteceu nos dias 27 e 28 deste mês, na cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Na manhã do sábado (28), o presidente Estadual do PT, deputado federal Pedro Eugênio visitou o evento que além de expor a produção agrícola familiar da região, tem como objetivo sensibilizar a população local para a preservação do meio ambiente.
Realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus (CONDESB), a feira conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil; Governo do Estado de Pernambuco e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus.
“Lembro-me quando feira começou, abençoada pela força do companheiro Padre João, que até hoje se faz presente, não havia todo apoio que há. Ela cresceu com o incentivo do Jaelson, de Beth, de todos que fazem o Condesb e com os trabalhadores”, afirmou Pedro Eugênio.
Em seu discurso, o deputado federal destacou as medidas que a presidenta Dilma tomou para aliviar os efeitos da seca na região, “liberando 1 bilhão só para o Banco do Nordeste financiar instalações de cisternas, poços, sistemas simplificados de abastecimento e aumento no contingente de carros pipas”.
O parlamentar também ressaltou a importância da assistência técnica.
“Na semana passada, em Brasília, houve a 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil. A garantia de que a capacitação técnica dos agricultores familiares aconteça somada ao crédito fornecido pelo Pronaf foi um dos motes do encontro”, frisou Pedro Eugênio.
Batizada como capital da Agroecologia, por meio de projeto de lei do deputado estadual Manoel Santos, Brejo da Madre de Deus tem na agricultura familiar sua principal atividade econômica. Segundo o superintende do Banco do Nordeste, Sérgio Maia os investimentos no município crescem a cada ano.
“Pretendemos fechar este semestre com mais de 6 milhões investidos aqui em Brejo. Estamos dando consequência ao esforço do deputado Pedro Eugênio em priorizar a agricultura familiar. Na época em que foi diretor do banco esta era sua maior recomendação”, disse Maia.
Também participaram do evento: o prefeito da cidade, Dr. Edson; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereador Laelson; o presidente da Fetape, Doriel Barros; o superintendente do Incra, Luis Aroldo; o presidente da Condesb, Jaelson; o representante da Contag, Arnaldo Brito; o secretário executivo de agricultura familiar do estado, Aldo Santos, além de diversas lideranças locais.
A programação da feira contou com oficinas temáticas de arte e culinária, shows, apresentação de mais de 12 escolas, distribuição de mudas e dezenas de stands de venda de produtos orgânicos e artesanais.

Nenhum comentário: