sexta-feira, 20 de abril de 2012

Prefeito Brivaldo Alves recebe retroescavadeira para o município de Bodocó


Uma concorrida cerimônia, na cidade Bonito, Agreste pernambucano, marcou a entrega de retroescavadeiras através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)
a prefeitos de 46 municípios do Estado, nesta quinta-feira (19). Dentre eles, o prefeito de Bodocó, Brivaldo Alves.
Estiveram presentes na solenidade, o governador Eduardo Campos, o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, o secretário Executivo da Agricultura Familiar em Pernambuco, Aldo Santos, secretários estaduais, deputados, além dos 46 prefeitos pernambucanos.
A ação é fruto do Ministério de Desenvolvimento Agrário e integra o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. O objetivo é que as prefeituras usem as máquinas para beneficiar os agricultores familiares, por meio da melhoria de estradas vicinais e abertura de cisternas e açudes, por exemplo.
Escolhido para representar os prefeitos do Sertão do Araripe, na solenidade, o prefeito Brivaldo Alves, recebeu das mãos do secretário Ranilson Ramos as chaves da retroescavadeira que o município de Bodocó foi contemplado. Em seu discurso, o secretário afirmou que as máquinas são importantes para a realização de obras nos municípios.
O governador Eduardo Campos destacou que as políticas públicas estão mudando a realidade do meio rural para melhor. As máquinas serão destinadas, principalmente, para a construção de estradas vicinais, facilitando, o escoamento da produção e o deslocamento da população jovem para as escolas. As retroescavadeiras poderão ser destinadas ainda, para a construção de obras hídricas como pequenas barragens.

O prefeito Brivaldo Alves, comemorou a conquista para o município e destacou os benefícios que a retroescavadeira vai trazer ao município. “Esta máquina vai contribuir ainda mais para o trabalho de construção de abastecimento d’água, desassoreamento e construção de barreiros, recuperação de estradas. Além desta máquina, em breve, nosso município será contemplado com mais duas retroescavadeiras,” comemorou o prefeito.
Para receber as máquinas, os municípios tinham como pré-requisito ter menos de 50 mil habitantes. A seleção dos beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados.

Nenhum comentário: