segunda-feira, 14 de maio de 2012

Enfermeiro: profissão em alta em Pernambuco

O Recife tem o segundo maior Pólo Médico do Brasil. São mais de 400 hospitais, cerca de oito mil leitos gerando uma média de 200 mil empregos ao ano. Essa estrutura, aliada às clínicas médicas, laboratórios e centros diagnósticos, é mantida como referência por cerca de 800 mil usuários de planos e seguros de saúde, além de pacientes estrangeiros. A capital pernambucana também tem atraído atenção de pessoas que desembarcam aqui para fazer tratamentos médicos, ou seja o chamado turismo de saúde. De acordo com a Secretaria de Turismo de Pernambuco, em 2010, 7% dos visitantes que chegaram a Pernambuco, cerca de 245 mil pessoas, buscaram os mais diversos tipos de atendimento na área médica.
Com tantos números atrativos o estado se tornou um gerador de empregos na área de saúde. Neste sábado (12) quando o mundo inteiro comemora o Dia Mundial da Enfermagem não somente homenagens são prestadas aos colaboradores do setor em hospitais e escolas de formação técnica. No Grupo Unicordis, referência e especializado em cardiologia na região, o corpo de enfermagem já vem recebendo, por exemplo, orientações e treinamentos para cuidar do paciente de forma diferenciada. “ Perseguimos a excelência quando o assunto é cuidado humanizado.” destaca Rita Pessoa de Melo diretora executiva do Unicordis. “Também investimos no profissional para que o mesmo possa oferecer o seu melhor desempenho no cuidado com o paciente. Contratamos inclusive professores de inglês para oferecer aulas no próprio Hospital”, explica a gestora focando no tratamento de pacientes do exterior. 
No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde que é  preparado para atuar em todas as áreas: assistencial, administrativa e gerencial. No país ainda há os auxiliares de enfermagem, de nível fundamental, e o técnico de enfermagem, de nível médio. No Centro de Ensino Grau Técnico, que oferece o curso a procura tem sido grande. Composto de cinco módulos, o aluno acompanha aulas sobre  bases fundamentais para o exercício da profissão, enfermagem da mulher, criança e adolescente, situações de emergência e assistência a pacientes críticos, educação, prevenção, saúde do trabalhador e assistência clínica e cirúrgica em enfermagem do adulto e da terceira idade.
“ Já na escola temos  um laboratório que reproduz o ambiente hospitalar, onde desde o inicio do curso o aluno já pode vivenciar o cotidiano de um técnico de enfermagem”, detalha Ruy Mauricio Porto Carreiro, sócio-diretor da escola. Outro importante aliado para quem ingressa na profissão são as parcerias criadas entre o Grau Técnico e as empresas. “ Procuramos já encaminhar nossos alunos para o mercado de trabalho e também oferecemos um banco de talentos para parceiros interessados em contratar” explica o empresário.
História - A profissão de enfermeiro começa a ser contada em meados dos séculos V e VIII, quando a prática da enfermagem era um dever dos religiosos. No século XVI, já passou a ser considerada uma atividade profissional. Neste sábado 12 de maio, comemora-se mundialmente o dia do enfermeiro, em alusão ao nascimento de  Florence Nigtingale, considerada a fundadora da  moderna enfermagem. No Brasil, em 20 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na data do falecimento de Ana Neri, a primeira enfermeira voluntária do país. Assim como a européia, ela deu nome à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923.

Nenhum comentário: