sexta-feira, 25 de maio de 2012

Audiência pública discute Plano Municipal de Saneamento Básico de Bodocó


A Prefeitura de Bodocó realizou na última terça-feira (22), a primeira audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O evento aconteceu no Centro de Convivência de Idosos (CCI) e teve a participação de aproximadamente 400 pessoas.

Estiveram presentes, o prefeito Brivaldo Alves, o vice-preito, José Claudio, representantes da FUNASA (Rejane Cavalcanti), Compesa (Rodrigo Cantalupo), CREA (Evandro Carvalho), o vereador Luiz Matias, representando a Câmara de Vereadores, o engenheiro civil e diretor executivo da empresa responsável pela apresentação e execução do PMSB, Pedro Paulo Fonseca e Arison Alves, que representou a sociedade civil.

O plano permite que o município possa planejar os serviços de saneamento, além de traçar metas que vão melhorar as condições de saúde e habitação da população, oferecendo melhores serviços no setor.

Saneamento básico, esgotamento sanitário, drenagem urbana, abastecimento d’água, tratamento do lixo e de resíduos sólidos foram os assuntos discutidos no PMSB.

O engenheiro Pedro Paulo explicou que o Plano Municipal de Saneamento Básico terá uma espécie de cartilha, que designará a aplicação de recursos, bem como garanti-los através de planejamento. O plano possibilitará conhecer o saneamento básico, o esgotamento sanitário, drenagem urbana, abastecimento d’água, tratamento de resíduos sólidos do município, através de um mapeamento regionalizado, de acordo com a realidade de cada localidade. Este diagnóstico já está sendo realizado na zona rural de Bodocó, pois o plano abrange tanto a área urbana quanto rural. Na ocasião, foi apresentado também o Plano de Mobilização Social, que visa à participação da população no planejamento, elaboração, execução e validação do PMSB.

O prefeito Brivaldo Alves destacou a importância do plano para a consolidação das políticas públicas do município na área de saneamento básico. O prefeito informou ainda que a audiência foi o primeiro passo para a construção do PMSB e destacou que o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população bodocoense.

Após a audiência, foi criado o Comitê de Coordenação para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, cuja função é acompanhar as ações previstas no plano.

 A audiência foi uma realização da Prefeitura Municipal de Bodocó com o Governo Federal, Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Pedro Paulo Projetos.

Nenhum comentário: