quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reunião do Comitê de Convivência com o Semiárido apresenta trabalhos já realizados e discute novas ações a serem implantadas

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, apresentou, ontem (28/05), durante a IV Reunião Ordinária do Comitê de Convivência com o Semiárido, as ações implementadas entre os dias 21 e 25/05, para minimizar os efeitos da estiagem prolongada no Estado. Dentre outras ações o destaque foi a inauguração, em Petrolina, pelo governador Eduardo Campos, do Distrito de Irrigação Comunitária dos Perímetros Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha - DIMP. A experiência piloto, que teve investimento R$ 3,8 milhões, liberou 300 hectares irrigados, já em produção, beneficiando 150 famílias e gerando 600 empregos diretos.
Ranilson lembrou que, durante a solenidade, foi assinado o edital licitatório que garante o investimento para mais 300 ha irrigados, de uma meta pactuada e autorizada pelo governador de mais 1 mil ha. As novas áreas beneficiadas ficam nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Verdejante, Sertânia e Pesqueira. Ele ressaltou, que o programa é uma parceria entre os agricultores e o Governo do Estado, sendo reservado 2 ha irrigados para cada família.
No que se refere à gestão dos carros-pipa, o trabalho de rastreamento foi iniciado pelo município de Manari, onde cinco veículos receberam aparelhos de GPS. Com o cadastramento das famílias beneficiadas será possível acompanhar, além das casas que receberam a água, o tempo gasto pelos carros-pipa nos pontos de abastecimento e nos deslocamentos. A proposta é que esta semana seja operacionalizada a instalação de novos rastreadores nos municípios das regionais do IPA em Petrolina e Araripina.
Também ficou acertada, para hoje (29/05), uma reunião com todos os gerentes das regionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a empresa de monitoramento para uma apresentação do sistema e capacitação para o acompanhamento por meio da tecnologia via satélite.
Entre as ações propostas para a semana em curso, ficou determinada, ainda, a aquisição de até 100 mil filtros de barro pela, Casa Militar e pelo IPA. Paralelo à entrega dos filtros, a Secretaria de Saúde, por meio dos os agentes de saúde estarão capacitando as famílias abastecidas por carros-pipa sobre a importância de filtrar a água, reduzindo os riscos de contrair doenças.
A Secretaria de Agricultura homologou o processo licitatório para a contratação de quatro entidades que executarão os serviços de construção das 15.500 cisternas calçadão, para uso na pecuária e agricultura, em 88 municípios pernambucanos. O secretário resaltou que dentre as contratadas estão a diocese de Pesqueira e Caruaru, que amanhã (30/05), receberão ordem de serviço do governador Eduardo Campos, em Pesqueira.

Nenhum comentário: