Pernambuco vai
produzir caminhões da marca Shacman a partir de 2013. O investimento de
R$ 1
bilhão foi fechado hoje (09), após visita do governador Eduardo Campos a
uma
das fábricas da estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG). O nome
Shacman
resulta da parceria tecnológica firmada entre a SAG e a MAN, do grupo
Volkswagen.
Para o governador, a
conquista da fábrica consolida o polo automotivo de Pernambuco e ajuda a
manter
o crescimento da economia do estado. "O grande trabalho é para que, em
vez
de só comprar produtos da China e gerar empregos aqui, a gente possa
levar
empresas chinesas para gerar empregos em Pernambuco”, disse Eduardo, em
entrevista por telefone direto de Xi'an, capital da província de
Shaanxi.
A fábrica será a
primeira do complexo industrial automotivo para fabricação de caminhões e
ônibus, que será instalado em Caruaru, às margens da BR-104. Ela irá
produzir
cinco modelos de caminhões que juntos somam 20 configurações. De olho na
crescente demanda pelos veículos do tipo BRT (Bus Rapid Transit), a
planta
também construirá chassis e carrocerias para ônibus.
"O mais
importante é que eles pretendem alcançar mais de 65% de nacionalização
e, para
isto, devem fabricar também os motores, a transmissão e os eixos para
caminhão e ônibus em Pernambuco", adiantou o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio. A Shacman já possui uma
central de
distribuição no Porto do Recife.
A expectativa é de
que sejam gerados mais de mil empregos diretos na operação da fábrica.
Os
caminhões pesados e extra-pesados produzidos no Agreste pernambucano
serão
distribuídos para toda a América do Sul. As obras de construção da
planta
industrial começam ainda este ano e vão durar cerca de dez meses. Depois
disso,
a previsão da companhia é que sejam fabricados inicialmente 10 mil
veículos por
ano. Número que deve dobrar até 2017.
Hoje, Eduardo visitou
a fábrica da Fast Gear, outra empresa que pertence à SAG. A unidade é a
maior
produtora de transmissões para caminhões e ônibus do mundo e responde
por 92%
do mercado chinês. Sua capacidade de produção é de 1,2 milhão de
conjuntos por
ano. Amanhã a comitiva irá conhecer a fábrica de ônibus da holding
chinesa.
As negociações da
Shacman com o Governo de Pernambuco foram iniciadas em outubro do ano
passado
através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD
Diper). Além
do estado, a montadora avaliou opções em São Paulo e no Ceará.
Em dezembro, uma
comitiva formada por empresários brasileiros e chineses reuniu-se com o
governador Eduardo Campos para tratar da consolidação do negócio. O
passo
seguinte foi a ida do grupo a Caruaru para a escolha do terreno. A área
tem 220
hectares e já foi desapropriada. Em fevereiro, representantes do Governo
do
Estado foram à Shaanxi conhecer as fábricas do grupo e dar continuidade à
negociação.
O Governo do Estado
concederá incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do ICMS, segundo
as
regras do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de
Pernambuco (Prodeauto). A empresa também receberá incentivos municipais
(isenção de IPTU por dez anos).
SOBRE OS INVESTIDORES – A Shaanxi
Automobile Group Co. possui 11 subsidiárias e está listada entre as 200
maiores
empresas chinesas, ocupando o 40° lugar entre as companhias mecânicas do
país.
Possui mais de 13.000 empregados, sendo 2.000 engenheiros. Atualmente
produz
cerca de 200.000 caminhões e ônibus por ano e distribui seus produtos
nos cinco
continentes.
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