segunda-feira, 28 de maio de 2012

Irrigação para todos é lançado em Petrolina

Com a inauguração, ontem (26/05), em Petrolina, do Distrito de Irrigação Comunitária dos Perímetros Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha – DIMP, o governador Eduardo Campos, o ministro Fernando Bezerra Coelho, e o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, lançaram oficialmente, o Programa “Irrigação para Todos”. Apenas nas três áreas já implantadas estão sendo investidos R$ 3,8 milhões, beneficiando 150 famílias de pequenos agricultores e gerando 600 empregos diretos. A assinatura do processo licitatório para o preparo de mais 300 hectares, de 1 mil ha, autorizados pelo governador, foi anunciada e atenderá os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Verdejante, Sertânia e Pesqueira.

Após tomar um café da manhã na casa de um dos beneficiados, visitar a lavoura e parte da infraestrutura do distrito comunitário - estações de bombeamento, reservatório e a malha viária vicinal que facilita o escoamento da produção - o governador Eduardo Campos fez questão de afirmar que estava celebrando o início de um projeto que, em conjunto com outras obras estruturadoras, demonstra o compromisso do Governo do Estado com a vida das pessoas. “Voltarei aqui outras vezes e quero ver essa experiência multiplicada”, destacou.

Para o irrigante Francisco de Assis, mais conhecido como Chiquinho, o projeto de irrigação comunitária é a realização de um sonho, sobretudo porque garantiu a cada um dos agricultores a regularização fundiária e com ela o acesso ao crédito, a expansão da rede de energia elétrica e o fomento da produção por meio do preparo do solo e da assistência técnica do IPA, “Estamos comemorando a oportunidade de termos sidos inseridos, também, nos programas de agricultura familiar, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos com Distribuição Simultânea (PAA), o que vai nos assegurar a comercialização a preços justos”, declarou.

De acordo com Ranilson Ramos, a entrega dessas áreas vem atestar que esse programa de irrigação com inclusão social é mais uma alternativa bem sucedida de convivência com o Semiárido. Ele afirmou que o “Irrigação Para Todos” é o resultado efetivo de que se pode fazer irrigação a baixo custo, mas com a mesma qualidade e tecnologia empregada nos modelos tradicionais. “É sem dúvida um resultado que precisa ser multiplicado pela sua transversalidade com todos os níveis de governo e programas, executado de forma integrada, além de ser uma nova fórmula de fazer agricultura familiar com sustentabilidade e a geração imediata de emprego e renda”, ratificou.

Já o ministro Fernando Bezerra Coelho, fez questão de descrever o entusiasmo que percebeu nos olhos dos agricultores e ressaltou, também, a importância de se fazer agricultura comunitária sem desapropriação e de baixo custo. Ele garantiu que vai intervir para a inclusão do programa no Brasil sem Miséria, do Governo Federal, além de disponibilizar recursos do Ministério da Integração para o Estado no sentido de ampliar a experiência.

DIMP - Do total inicial de 300 hectares irrigados do DIMP, 150 ha estão localizados no Muquém, 100 ha, em Pedra Grande, e 50 ha, em Porto de Palha. Por meio de três estações de bombeamento, as águas do São Francisco são levadas a até 10 quilômetros das margens do rio e o escoamento da produção facilitado pela construção de 51 quilômetros de estradas. Os eixos de atuação prioritários recaem sobre a regularização fundiária, com a entrega do título de propriedade; o uso de sistemas de irrigação de ponta, por meio de gotejamento e/ou microaspersão, com automação e telemetria; e a assistência técnica, prestada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Nas áreas, antes improdutivas, estão sendo cultivados mamão, goiaba, melancia, maracujá, acerola, tomate, pimentão, alface, coentro, cebolinha e milho, além de capim irrigado que produzirá silagem para a criação de caprinos e ovinos. A primeira carga de melancia, somando 10,4 toneladas, já foi vendida. A comercialização da produção tem a garantia dos programas de aquisição de alimentos dos governos Federal, Estadual e Municipal e de fomento à agricultura familiar. A gestão será transferida em etapas até que o agricultor possa tocar sozinho a sua produção.

Nenhum comentário: