quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arcoverde implanta Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos

Cidade recebe o secretário estadual de Saúde nesta sexta-feira (25/05)

O município de Arcoverde estabelece, a partir desta sexta-feira (25/05), seu Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. O executivo formalizará a criação do comitê, às 11h, com assinatura de portaria e empossará seus representantes na sede da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), na Rua Acácias, S/N, no bairro de São Cristovão.

“Nossa meta é descentralizar as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos (Cepam) através das 12 Gerências Regionais de Saúde que possuímos em Pernambuco. Pretendemos, até junho, instalar as comitivas em todas as Geres, beneficiando, assim, as 185 cidades do Estado com ações de fiscalização e educação”, comenta Antonio Carlos Figueira. Desde o começo do ano, o comitê já foi instalado nas II, III e IX Geres.

O principal objetivo é combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública. Dentre as principais diretrizes que os comitês regionais deverão seguir estão: municipalização do trânsito, ações de fiscalização e educação.    

Durante o lançamento oficial, os coordenadores executivos do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga, e da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, irão ministrar palestras sobre a atuação e implementação dos projetos, o objetivo da união entre as duas coordenadorias, estatísticas de acidentes envolvendo vítimas fatais e sequelas provocadas pela mistura de álcool e trânsito, com foco nas ações de prevenção aos acidentes de motos.

Representantes das secretarias municipais de saúde, departamentos municipais de trânsito e transportes, promotores de Justiça, prefeitos, representantes de instituições educativas, policias rodoviários, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais da saúde também estarão presentes.

Nenhum comentário: