quinta-feira, 31 de maio de 2012

Criadores atingidos pela seca contam com subsídios para adquirir milho para alimentar animais

A Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP) comemora a liberação de subsidio por parte do Governo Federal para a compra de milho destinado à alimentação dos animais. Segundo o presidente da ACP, Manasses Rodrigues, a medida vai beneficiar pecuaristas e produtores que sofrem com a estiagem.
A Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP) entregou, no início deste mês, documento ao Governador Eduardo Campos com sugestões para minimizar os prejuízos com a estiagem. As medidas foram encampadas e de pronto incluídas no pacote de medidas de combate à estiagem do Governo do Estado. Entre elas está o subsidio no preço do milho para ração animal, transporte de bagaço de cana a fim de atender aos pecuaristas, recomposição dos campos de palmas.
A medida do Governo Federal beneficia produtores familiares inscritos no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) – linha de crédito rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – e que estejam localizados em municípios em estado de calamidade por causa da estiagem. Cada produtor pode adquirir individualmente até três toneladas de milho. Para as cooperativas, o limite chega a três mil toneladas do produto, pelo preço de R$ 18,10 a saca de 60 quilos. 
Os produtores podem participar da operação de venda em balcão de 200 mil toneladas de milho dos estoques oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Portaria Interministerial nº 470, que autoriza a operação, foi assinada pelos ministérios da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e publicada nesta sexta-feira, dia 25 de maio, no Diário Oficial da União.

Nenhum comentário: