segunda-feira, 14 de maio de 2012

ERGONOMIA ZERO- Por Marlos Porto

Parece que as noções de ergonomia passam longe da Prefeitura de Arcoverde. Pelo menos é o que se pode ver a partir da foto. Crianças posando para as câmeras que registram a inauguração de laboratórios de informática em escolas do município. Absolutamente tudo está errado e pra constatar isto não é preciso ser especialista na área. Colocaram as crianças em cadeiras plásticas de festa, de encosto inclinado. Tais cadeiras tem altura fixa e inadequadas para a altura das crianças nessa faixa etária. Sem falar que o encosto não é propício para o estudo, muito menos para se trabalhar em frente ao computador. Nota-se também que os teclados estão em uma bancada com altura bem elevada, no mesmo nível dos computadores, em vez de se posicionarem em uma superfície mais baixa, para evitar surgimento de doenças como tendinites e tenossinovites. Por fim, verifica-se que embaixo há uma parede muito próxima, sem espaço adequado para acomodar as pernas do usuário.
 
Na pressa de se tirar a foto oficial, esqueceram de empurrar as cadeiras mais para perto do computador, já que as crianças não conseguem fazer isso sozinhas com facilidade, pois sequer tocam o chão, ficando com os pés suspensos, balançando. Por isso, notem bem, é que elas estão com os braços tão esticados. E, para culminar, em vez de o fotógrafo se posicionar melhor, pediram para as crianças olharem para trás. Isso é um desrespeito com os pequenos, inconscientemente transformados em garotos-propaganda da gestão municipal, em um laboratório que, nessas condições, é preferível não freqüentar, para não sofrer depois as conseqüências à saúde que uma postura tão inadequada pode acarretar.

Demoraram tanto para instalar tais laboratórios e decidiram fazer às vésperas da campanha eleitoral com tanta pressa, que esqueceram o mínimo necessário para garantir o conforto e otimizar o uso por parte dos beneficiários do laboratório. São essas e outras que fazem a gente ter a certeza do quanto essa gestão é avessa ao povo e distante do que o mesmo anseia e merece.

Nenhum comentário: