quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ciclistas entregam manifesto em apoio ao Programa Pedala PE

A decisão do governador Eduardo Campos de incentivar o uso da bicicleta foi aprovada pelos 32 grupos de ciclistas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Durante encontro no final da manhã desta quarta-feira (22/08), na sede provisória do Governo no Centro de Convenções, cerca de 30 representantes dos grupos de pedal entregaram ao governador Eduardo Campos manifesto de apoio ao Programa Pedala PE, lançado no último dia 07 de agosto.
           
O programa, que contabiliza investimentos da ordem de R$ 22,4 milhões, incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte na RMR e também em outras ações que assegurem a convivência pacífica e segura com outros modais como carro, ônibus e metrô. Para isso o Pedala PE vai investir na construção de 100 km de ciclovia nos Corredores Norte-Sul, Leste-Oeste, Ramal da Copa, BR-101 e II Perimetral. As ações do Programa obedecem às diretrizes Plano Diretor de Transporte Urbano e da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O documento, que conta com 543 assinaturas (entre virtuais e presenciais), foi entregue a Eduardo por representantes do pedal, que estiveram reunidos por cerca de uma hora com o governador em seu gabinete. Ciclista há 47 anos, Miriam Sonoda, 57, destacou emocionada “três alegrias” na sua vida: a magnitude do projeto, o crescimento dos grupos de ciclismo e o “canal de comunicação”. “Em todos esses anos nunca tivemos uma oportunidade como essa de ser ouvidos por um governador”, elogiou a integrante do grupo Pedala Pernambuco.

Na conversa, Eduardo destacou os prejuízos à mobilidade causados pelo crescimento desordenado das cidades  e detalhou os investimentos que o Governo do Estado está fazendo para integrar todos os meios de transporte na RMR. O governador defendeu “um olhar estratégico” sobre a mobilidade da cidade que contemple o ciclismo como um modal de transporte. “Só no Nordeste temos 12% da população que usa bicicleta para se locomover para o trabalho, para se divertir, visitar amigos e até para as tarefas do dia a dia”.

Eduardo também defendeu o respeito e educação em “mão dupla“ para garantir a convivência pacífica e segura entre todos os modais de transporte. “O carro, ônibus e moto, por exemplo, devem respeitar o ciclista e o ciclista também respeitar as regras, para que a gente possa pedalar com segurança”, disse. O governador aproveitou o encontro para pedir a colaboração do grupo na elaboração de campanhas educativas. “Vocês vivem a realidade no dia-a-dia”, justificou.

Os secretários estaduais Danilo Cabral (Cidades) e Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade) também participaram do encontro. As duas pastas trabalham de forma integrada na execução do Pedala PE.

Nenhum comentário: