sábado, 25 de agosto de 2012

Governo fortalece infraestrutura hídrica no Sertão do Araripe‏

A população do município de Santa Filomenta, Sertão do Araripe, comemorou, ontem, (24/08), a visita do secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, e a chegada da patrulha mecanizada que deu início aos serviços de recuperação e desassoreamento da barragem do Amaro. Com a obra, o reservatório passará a contar com uma capacidade de armazenamento de seis milhões de metros cúbicos de água que irão beneficiar, além de Santa Filomena, os municípios de Santa Cruz, Ouricuri e, inclusive, parte do estado do Piauí.

Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com a prefeitura municipal. O prazo estimado para a finalização das obras é de aproximadamente dois meses. Segundo o secretário, assim que concluída a ação, a patrulha deverá seguir, imediatamente, para desobstruir mais duas barragens, no Poço Comprido, distrito de Santa Filomena.

O criador de caprinos e ovinos, José Granja, emocionado com a boa notícia disse que a população que, há alguns meses, vem sofrendo com os efeitos da estiagem prolongada, já tinha perdido as esperanças quanto à limpeza da barragem. Ele ressaltou a sensibilidade do governo e do secretário que fez questão de acompanhar o início dos trabalhos.

Na ocasião, Ranilson fez um pacto com a comunidade, onde disse que irá destacar, imediatamente, equipes para trabalharem, em regime de mutirão, instalando todos os poços artesianos daquela localidade. " A orientação do governador Eduardo Campos, é trabalharmos no sentido de fortalecer a Infraestrutura hídrica no meio rural, por meio de perfuração, recuperação e instalação de poços, desobstrução de barragens, implantação de sistemas simplificados de abastecimentos de água, dentre outras ações, disse.

O secretário também fez questão de destacar a implantação das obras estruturadoras do governo, no Semiárido, a exemplo do ramal 03, da adutora do Oeste, que já está servindo aos municípios de Santa Cruz e Santa Filomena e servirá, já nos próximos dias, aos moradores dos distritos de Socorro e Poço Cumprido, beneficiando 1,5 mil famílias.

Nenhum comentário: