quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sílvio Costa Filho dá entrada em projeto de lei que cria a Comissão Permanente de Infraestrutura e Mobilidade Urbana na Assembleia Legislativa de Pernambuco

O deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB) deu entrada em Projeto de Lei que visa criar a Comissão Permanente de Infraestrutura e Mobilidade Urbana na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Em sessão plenária, na manhã desta quarta-feira (29), o deputado registrou a importância de a Comissão integrar a Mesa Diretora da Casa.

“Fica cada vez mais evidente que um dos principais obstáculos enfrentados diariamente pela população da Região Metropolitana do Recife é a imobilidade. Entre julho de 2011 e julho deste ano, fui presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana. Ouvimos todos os órgãos competentes e a sociedade civil organizada para coleta de informações. Tornando-se permanente, a Comissão permitirá que a problemática seja acompanhada regularmente pelos parlamentares”, assegurou Costa Filho.

Costa Filho acrescenta, ainda, que a RMR sofre com a falta de planejamento. “Curitiba, por exemplo, já planejava sistemas inteligentes desde a década de 70, a cargo do então prefeito, arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Sem planejamento, a falta de mobilidade preocupa os pernambucanos, principalmente na Região Metropolitana do Recife, passando a ser estudada em regime de urgência por especialistas”, acentuou.

“O papel da Comissão será, principalmente, o de buscar soluções para as dificuldades de locomoção encontradas nos centros urbanos, por meio de leis, realização de audiências públicas e aplicação de medidas que funcionem a curto, médio e longo prazo”, reforçou o deputado.

O Projeto de Lei altera dispositivos do regimento interno da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, modificando a Resolução n° 905/22 de dezembro de 2008. Caberá aos integrantes da Comissão analisar e discutir matérias vinculadas aos diversos meios de transporte, infraestrutura e mobilidade, saneamento básico e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica ou de outras fontes, obras públicas, parcerias público-privadas (PPP), concessões de uso de bens públicos, entre outros setores relacionados.

“Tendo em vista o crescimento econômico do Estado, com a chegada de grandes empresas e indústrias em Pernambuco, é de fundamental importância que a Assembleia Legislativa possa ter um instrumento, que é a Comissão, para discutir temas relacionados à infraestrutura, mobilidade urbana, energia, parcerias público-privadas, entre outros que possam ajudar na fomentação de projetos estruturadores”, pontuou Costa Filho.

Os deputados Luciano Siqueira (PCdoB), Vinícius Labanca (PSB) e Zé Maurício (PP) se pronunciaram a favor do projeto e elogiaram a iniciativa de Sílvio Costa Filho. "É uma proposta correta e oportuna. Penso que a Assembleia Legislativa a cada dia vem sendo chamada para discutir os grandes problemas que afligem as nossas cidades. São problemas que desafiam soluções urgentes. Logo, uma Comissão específica para essa discussão irá valorizar o trabalho do Poder Legislativo junto à população", opinou Luciano Siqueira. 

Em tramitação na Casa, o Projeto entrará em discussão nas competentes comissões e seguirá para votação no plenário. Caso seja aprovado, aguardará a sanção do Poder Executivo.

Nenhum comentário: