domingo, 19 de agosto de 2012

Pescadores de Serra Talhada recebem embarcações e equipamentos

Neste domingo (19), a colônia de pescadores do Saco I, situada dentro da extensão experimental do Instituto Agronômico (IPA),  em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, será beneficiada com a entrega de dez embarcações, caixas térmicas e coletes salva-vidas. Além disso, os açudes de Serrinha e do Saco I, localizados no mesmo município, serão contemplados com ações de peixamento.
 
Cada reservatório receberá 75 mil filhotes de peixes, das espécies Tilápia, Tambaquí e Carpa prateada. A ação será realizada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF). “Vamos investir recursos da ordem de R$ 74 mil a fim de gerar emprego e renda para 300 famílias”, explica o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.
 
Na ocasião, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária Ranilson e o secretario executivo da Agricultura Familiar e gerente geral do Prorural, Aldo Santos, estarão reunidos com técnicos da diretoria de Aqüicultura e Pesca da SEAF e os representantes das associações de pescadores artesanais do local, com o objetivo de fortalecer a troca de informações sobre os aspectos e o gerenciamento da pesca nesses mananciais.

"Os dados que os pescadores nos passam são vitais para adequarmos de maneira eficiente os programas e direcioná-los para cada ambiente”, informou Aldo Santos. Ele destacou ainda, a importância da iniciativa para a ampliação da piscicultura naquela área. “O nosso objetivo é melhorar a produção e a produtividade desse segmento e gerar renda complementar para os agricultores familiares, que terão um alimento nutritivo para o consumo próprio”.
 
Somente este ano, o projeto de aquisição de canoas e apetrechos de pesca entregou 70 kits, em todas as regiões do Estado. Já as atividades de povoamento de açudes, distribuíram 2,7 milhões de alevinos. Sete municípios foram contemplados com materiais de pesca e 26 com peixamento. Para o ano de 2012, foram disponibilizados pelo governo de Pernambuco 3 milhões de alevinos destinados ao povoamento.
 
Aquisição de canoas e apetrechos de pesca – No dia 20 de julho, a comunidade de pescadores que vive no entorno do açude de Serrinha, recebeu da SARA, por meio da SEAF, dez embarcações, panagens de rede, isopor, coletes salva vidas e anzóis. O investimento foi de aproximadamente R$ 48 mil. Os equipamentos duplicaram o índice de captura de espécies, que antes era de 10 quilos por canoa ao dia, beneficiando 112 famílias.

Nenhum comentário: