terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Encontro avalia fortalecimento de comunidades quilombolas

A secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realiza, nos próximos dias 06 e 07 de fevereiro, um encontro reunindo representantes das instituições financiadoras e executoras do Projeto Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas. A ação é desenvolvida em comunidades remanescentes de quilombos, com recursos doados pelo Fundo do Desenvolvimento Social do Governo do Japão, através do Banco Mundial, com investimentos de US$ 649 mil.  Além de Pernambuco, os Estados da Bahia e Ceará também participam do projeto.

O objetivo da reunião é a realização de monitoramento e avaliação do projeto nos três Estados e acompanhamento das ações implementadas e dos resultados voltados ao reconhecimento dos direitos de cidadania dessas populações. Em Pernambuco, o projeto atende diretamente 50 comunidades quilombolas, atuando na qualificação das organizações comunitárias para o acesso a políticas públicas que as beneficiem.

Desde 2009, o trabalho é executado pelo ProRural, com a parceria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnica-Racial, da Comissão Estadual das Comunidades Quilombolas e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.

Nenhum comentário: