quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Bom Jardim finaliza ciclo de debates sobre desenvolvimento rural

"Por um Brasil rural com gente do jeito que a gente quer", com esse tema foi encerrada, nesta quinta-feira (08), no município de Bom Jardim, a série de Conferências Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento foi realizado no Centro Educacional Marineide Brás, reunindo 19 localidades para debater questões relacionadas ao meio rural.
O secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio e o gerente geral do Prorural, Walmar Jucá participaram do encontro. Segundo Cláudio, as conferências são uma ferramenta de diálogo entre a sociedade civil e o poder público. "Para construir um Estado mais justo e igualitário estamos aperfeiçoando as discussões relacionadas ao campo e incentivando uma gestão compartilhada”, afirmou o secretário.
Entre os temas abordados estavam a reforma agrária, a agroecologia,  a promoção da qualidade de vida nas áreas rurais, o desenvolvimento socioeconômico e ambiental e a gestão social. Para Walmar Jucá, esse momento é muito importante, por propôr o debate em torno de um objetivo comum. “Queremos desenvolver o meio rural, mas para isso é preciso organização política, a partir da organização criamos a força necessaria para nos desenvolvermos”, destacou o gerente.
As cidades de Petrolina, Afogados da Ingazeira, Ouricuri, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Carpina e Bom Jardim sediaram as Conferências Territoriais de Pernambuco e foram etapa obrigatória para a realização da II Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro. Os encontros são promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – Condraf, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – SEAF/PRORURAL.  

Nenhum comentário: