sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Menos Agrotóxico na Mesa do Pernambucano

O projeto Agricultura sem Agrotóxicos desenvolvido pela Cooperativa de Produtores Agrícolas de Sapucarana, em Bezerros, vai ser multiplicado para outras regiões do estado. A ampliação foi autorizada pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, que nesta sexta-feira (16) foi conhecer a metodologia do trabalho implantada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A apresentação também foi acompanhada pelo secretário Executivo da Agricultura Familiar, José Claudio, e pelo presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, no salão comunitário local.

Para a ampliação, equipes do IPA e do Prorural farão um levantamento técnico para identificar as necessidades de cada área, conforme a vocação produtiva. "Precisamos avançar na formação técnica dos jovens rurais, a fim de que tenhamos uma agricultura limpa, de base sustentável e que leve, de fato, saúde à mesa do nosso povo”, salientou Aldo Santos.

Implantado pelo IPA em 2011, o projeto atende a produtores dos municípios de Bezerros, Camocim de São Felix e Sairé, levando inovação tecnológica, por meio da realização de cursos - com aulas teóricas e práticas - sobre todo o processo de produção sustentável, desde o preparo do solo até o plantio.

De acordo com o presidente do IPA, o projeto é fruto de um trabalho integrado entre a pesquisa, a extensão rural e os saberes do povo, onde todos contribuem com conhecimento. “É importante que esse conhecimento dos produtores de Sapucarana que aprenderam a produzir com qualidade e sem veneno seja disseminado”, avaliou Júlio Zoé 

O agricultor José Adibalran falou de sua experiência. “Esse curso não nos ensinou apenas a trabalhar sem agrotóxicos, mas a ter uma redução de custos e produzir biofertilizantes com os nutrientes necessários para a saúde da planta”, disse.

Participaram do evento o deputado Paulo Rubens, o vice-prefeito de Bezerros, Breno Borba, o secretário de Agricultura de Bezerros, Neto de Valmir e o vereador Eugênio Severino.

Nenhum comentário: