terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sertão recebe etapa do II Fórum de Planejamento Regional

Encontro reúne Regionais de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) retoma, desta terça-feira (13/08) até quinta-feira (15/08), em Triunfo, no Sertão do Pajeú, ciclo de encontros para dar continuidade à discussão sobre o processo de implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (Coap), que firma acordo entre os três entes federativos (municípios, Estado e Governo Federal) com o objetivo de organizar e integrar as ações e os serviços  em cada Região de Saúde.
O evento, que está na sua terceira rodada, tem abertura às 19h, no Sesc Triunfo (Rua Antônio Henrique da Silva, s/n, bairro de São Cristóvão), com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira; da presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), Ana Cláudia Callou; além de secretários municipais de Saúde, coordenadores das áreas de Planejamento, Regulação, Atenção Primária e Vigilância em Saúde dos municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.
De acordo com a gerente de Gestão Estratégica e Participativa da Diretoria de Planejamento da SES, Ana Paula de Melo, o objetivo do fórum é apresentar e discutir com as Regiões de Saúde o instrumento de construção da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS), principal etapa de implantação do Coap, além de apresentar os indicadores de monitoramento do contrato, bem como o fluxo de informações para acompanhamento e orientação nas etapas regionais de programação.
“Daremos continuidade ao processo de construção que irá nortear as ações e os serviços de saúde em cada região. Até o final do ano, temos a expectativa que o Estado assine o contrato nas 12 Regiões de Saúde”, comentou. No Brasil, os Estados do Ceará e do Mato Grosso do Sul já assinaram o Coap. A programação do II Fórum continua na quarta e quinta-feira com a secretária-executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Paula Sóter, seguida de discussões em grupo com as Regiões de Saúde e gestores das Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Nenhum comentário: