segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Secretaria de Agricultura Familiar apresenta ações de piscicultura em congresso na Bahia

Com o tema “Responsabilidade sócio-econômica e ambiental para o desenvolvimento da pesca e aquicultura”, teve início no domingo (20), o XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, no Parque de Exposição Djalma Wanderley, em Paulo Afonso, na Bahia. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco – SARA, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar – SEAF/Prorural participa do evento, que se estende até a quinta-feira (24).
Na ocasião, foi apresentado o programa ‘Pescado Para Todos’, desenvolvido pela SEAF/Prorural, que envolve ações de repovoamento dos corpos hídricos com alevinos, distribuição de embarcações, apetrechos e equipamentos de pesca, implantação de viveiros escavados, em especial, em áreas de assentamento de reforma agrária e instalação de tanques-rede em barragens e no rio São Francisco.
“Esse Programa atua em diferentes áreas, que se complementam. Os pescadores artesanais têm garantida a manutenção e a oferta de peixes o ano todo, segurança alimentar e nutricional, além de qualificarem a atividade, melhorando os índices de captura de pescado, gerando fonte de renda”, informou o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural da SEAF/Prorural, Kleyton Lima, que está representando a secretaria no congresso.
Além das ações na pesca artesanal e aquicultura familiar, será mostrado um diagnóstico atual da piscicultura em Pernambuco. “É importante termos esse intercâmbio de experiências, apresentarmos nossas ações de piscicultura no Estado e estarmos abertos a ouvir outras vivências, para assim, multiplicarmos o conhecimento e melhorarmos a nossa gestão, fortalecendo ainda mais a atividade”, disse o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio.

O Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca é o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da área. Desde sua primeira edição, em 1979, conta com a participação da Federação dos Engenheiros de Pesca do País, Associações Regionais de Engenharia de Pesca, Instituições de ensino, pesquisa e extensão, Òrgãos governamentais, Produtores, Empresários, Fabricantes e comerciantes de máquinas, Implementos e Insumos e demais atores relacionados a essa cadeia produtiva.

Nenhum comentário: