terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sertão pernambucano é representado na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente pelo secretário de Agricultura de Ouricuri

"Vamos cuidar do Brasil" – este foi o lema da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília, com objetivo de elaborar propostas para implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A quarta edição do evento teve quatro eixos temáticos: I - Produção e Consumo Sustentáveis; II - Redução dos Impactos Ambientais; III - Geração de Trabalho, Emprego e Renda; IV - Educação Ambiental.
Representantes de todas as regiões do país participaram do evento. O estado de Pernambuco contou com cinquenta delegados, destes, cinco representaram o Poder Público Municipal. Escolhido para representar todo o território do sertão pernambucano na conferência, o secretário de Agricultura do município de Ouricuri, Paulo Pedro de Carvalho, participou ativamente das atividades do evento.

Durante o encontro, Paulo Pedro foi convidado para participar da V Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Combate à Desertificação – CNCD, onde foi discutido e dado encaminhamentos, entre outros assuntos, sobre o atual nível de tramitação do Projeto de Lei (PL) 4.778 que cria a Política Nacional de Combate à Desertificação e sobre previsões climáticas para o Brasil através de uma apresentação do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.

O secretário fez uma avaliação positiva do evento, destacando a boa participação dos delegados, a metodologia participativa e democrática, a aprovação de propostas qualificadas em prol do meio ambiente. Paulo Pedro destacou ainda as propostas relativas à Agricultura Familiar e Agroecologia; Resíduos Sólidos (Organização dos Catadores, Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Reciclagem, Logística Reversa); Educação Ambiental; e Responsabilidade Social e Ambiental de Governos, Sociedade Civil e Empresas.

“Como representante do Sertão de Pernambuco, procurei focar no campo da Agroecologia, da Agricultura Familiar, da Convivência com a Seca/Semiárido e Combate à Desertificação. Preparei e articulei, inclusive, a aprovação de uma Moção de Apoio a Aprovação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, com apoio de delegados de Pernambuco. Para a qual conseguimos 172 assinaturas, quando o número mínimo seria 125 assinaturas,” disse Paulo Pedro.
Na cerimônia de encerramento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu o documento final, com propostas elaboradas e votadas pelos 1.340 delegados de 27 Estados.

As prioridades foram votadas em quatro reuniões plenárias temáticas. Ao todo, foram 160 sugestões, das quais 60 estão na versão final, que subsidiará o governo nas ações necessárias a tornar a PNRS uma realidade no país.

Nenhum comentário: