A partir do próximo dia 19, a Secretaria Municipal Saúde, através da Vigilância em Saúde, dá início a Campanha Antirrábica.
De acordo com o Diretor da Epidemiologia, Isaac Aliinson, em Arcoverde existem, 8.786 caninos e 2.541 felinos. A meta é vacinar todos, o que ultrapassa 11 mil animais. A campanha na cidade segue até o final de outubro, e a da zona rural começa dia 22 com o porta a porta.
A vacinação é gratuita e além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.
No dia “D” da campanha, as pessoas devem se encaminhar aos postos, que serão montados na cidade, e levar os animais a partir de três meses, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;
A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de mortalidade entre humanos é próxima de 100%. (Site PMA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário