quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Abertas inscrições para o Seminário sobre Gestão e Auditoria de Resultados

Estão abertas as inscrições para o Seminário Gestão e Auditoria de Resultados, promovido pela Escola de Contas do TCE-PE. O evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro. O evento acontece no 10º andar do Edifício Dom Hélder Câmara, no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
 As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento,http://escola.tce.pe.gov.br/auditoriaresultados/, onde está disponível também a programação completa do evento. Ao todo serão 250 vagas disponíveis. A abertura será realizada às 9h pela presidente do TCE-PE, Teresa Duere, e pelo diretor da Escola de Contas, Marcos Loreto, contando ainda com a presença do ex-conselheiro Severino Otávio, que foi presidente do Tribunal de Contas quando foi fundada a ECPBG, que falará sobre os 15 anos de sua criação. Antes deste horário, há o credenciamento com um café musical (a partir das 8h).
 Às 9h45, A economista Tânia Bacelar (UFPE) apresentará o tema “Modelo de desenvolvimento do NE e desafios para o século XXI”. Logo depois, haverá a palestra “A Ética como pressuposto para a Gestão Pública de Resultados”,proferida pela pesquisadora e filósofa Terezinha Rios.
 No turno da tarde, haverá o lançamento de uma cartilha de Gestão Pública, em Braille, com Florian Madruga, da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos e de Contas (Abel). A ação vem de uma parceria feita com o Programa TCEndo Cidadania, que fomenta ações de controle social, e os impressos foram produzidos pela gráfica do Senado. Às 14h15, o tema “Educação Corporativa no cenário da Gestão Pública” será ministrado por Luís Eduardo Câmara, do Tribunal de Justiça de PE.
 Na sequência, o diretor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, Ivan Nunes, vai apresentar um case de sucesso sobre a escola em Quixaba que já recebeu diversos prêmios. A instituição atingiu nota 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - a meta do Ministério da Educação é que a média nacional chegue a 6,0 até 2022. Ela também está entre as 20 mais bem colocadas de Pernambuco no Enem.
 Breno Spindola, do TCE-PE, vai abordar as “Mudanças e perspectivas da Gestão por Resultados no TCE/PE”. E Às 16h30, começa o debate, sob a coordenação de Adriano Lorena, gerente de Pesquisa da Escola de Contas. Neste mesmo dia, será realizada às 17h a premiação do 1º do Concurso de Vídeo da Escola de Contas e o coquetel de aniversário de 15 anos da Escola de Contas.
 O dia 8 começa com um café da manhã às 8h30. Às 9h, está programada a Premiação do 2º Concurso de Inovação do TCE-PE. Logo após, serão realizadas as palestras “Auditoria de Resultados em Escolas Municipais - experiências do TCE-PE”, de João Robalinho e Rogério Fernandes (TCE-PE); “Plano Anual de Fiscalização Social – experiência do TCE-PR”, de Djalma Riesemberg Júnior (TCE-PR); e “A efetividade do controle preventivo exercido pelos Tribunais de Contas”, do conselheiro do TCE-PE, Valdecir Pascoal. Na sequência, há debate coordenado pelo coordenador de Controle Externo do TCE-PE, Rômulo Lins.

Nenhum comentário: