segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Em Brasília, 1,5 mil pessoas debatem sobre futuro do meio rural

Entre os dias 14 e 17, governos e sociedade civil participam da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural
Aproximadamente 1,5 mil pessoas são esperadas em Brasília para debater o avanço do meio rural brasileiro. Desta segunda-feira (14) a quinta-feira (17), representantes de Estados brasileiros estarão reunidos para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontece no Centro de Convenções Brasil 21, na capital Federal. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio participarão do evento, que tem a finalidade de construir de forma participativa, um plano nacional de crescimento para o campo.
“Esse documento vai servir de base e auxiliar na criação e implantação de políticas públicas para o rural. Por isso que é fundamental a colaboração de todos levantando questões e propondo soluções”, destacou, Aldo Santos. De maio a setembro deste ano, em todo o Brasil, cerca de 42 mil pessoas entre governo e sociedade civil debateram o avanço do setor nas conferências territoriais e estaduais de desenvolvimento rural. A inclusão produtiva, o acesso ao crédito, a reforma agrária e a gestão social foram alguns dos temas discutidos nessas etapas e que estão na pauta de debate da conferência nacional.
Para o secretário da Agricultura Familiar, José Cláudio, o encontro é uma oportunidade importante de reunir os diversos segmentos envolvidos com o rural para pensar o futuro desse meio. “Nossa perspectiva é de pensarmos o futuro rural e as conferências, sejam territoriais, estaduais ou nacional, sāo ferramentas que a sociedade civil tem para ser ouvida e os governos de escutar, incentivando uma gestão compartilhada”, afirmou. O encontro nacional é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Programaçāo - A abertura oficial será realizada nesta segunda-feira (14), a partir das 18h30. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), presidirá a solenidade. Na terça-feira (15), os delegados serão divididos em 12 comissões temáticas que discutirão blocos de propostas. O resultado desses debates vai passar por quatro plenárias – uma para cada eixo temático da conferência – e, por fim, por uma plenária final que vai aprovar as propostas que servirão de base para a construção do texto do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Nenhum comentário: