segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Drauzio Varella veio aprender em Pernambuco sobre o enfrentamento à microcefalia‏

O governador Paulo Câmara recebeu o médico e escritor, nesta terça, no Palácio do Campo das Princesas





Conhecer de perto o modelo adotado pelo Governo de Pernambuco no enfrentamento às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, especialmente os casos de microcefalia causados pelo Zika vírus. Com este objetivo, o renomado médico e escritor brasileiro Drauzio Varella desembarcou na capital pernambucana. Recebido pelo governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (14.12), para tratar ​d​o assunto, o estudioso também conhecerá, ao lado do secretário de Saúde, Iran Costa, o trabalho desenvolvido pelo Hospital Oswaldo Cruz, referência em infectologia no Estado. O especialista também visita a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e participa do lançamento do Plano de Mobilização contra o Aedes aegypti da Arquidiocese de Olinda e Recife​, na manhã desta terça-feira, dia 15 (confira horário e endereço das pautas o final do texto).​

Ao destacar a capacidade ​de ​ação do Pernambuco desde o diagnóstico do primeiro caso de microcefalia, há 40 dias,  Drauzio afirmou que o Estado é um “exemplo” para ​o Brasil. “Nesse ponto, Pernambuco saiu muito na frente do resto do País. Os casos começaram a ser detectados rapidamente. Se você pensar que há três meses não havia nada, uma complicação que não se imaginava existir, rapidamente foi percebida e agora começa a se organizar para dar atendimento a essas crianças, de que maneira nós vamos correr atrás desse prejuízo. Pernambuco é o lugar para aprender sobre esse novo quadro”, relatou.

Ao destacar que o médico foi escolhido por sua “experiência e credibilidade” para estrelar a campanha institucional lançada pelo Governo de Pernambuco que leva a população pernambucana as informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em especial, o Zika vírus, responsável pelos casos de microcefalia no País, o governador Paulo Câmara reforçou a determinação do Estado de informar a população de forma “clara e transparente”.

“Em um momento como este, é muito importante as pessoas ficarem atentas, ouvirem o que está sendo dito para tomarem os cuidados necessários. A gente quer, realmente, informar de maneira muito clara e transparente, contando tudo o que precisa ser dito, para que as pessoas tomem os cuidados necessários, olhem o seu quintal e do vizinho. A gente vai dar, sem dúvida nenhuma, todo o atendimento e orientação necessários porque sabemos da gravidade”, garantiu​ o chefe do Executivo estadual.

Para Dráuzio Varella, o passo-a-passo para enfrentamento da situação exige uma visão da magnitude do problema e o controle do número de casos através do diagnóstico rápido, para poder tomar as medidas adequadas. “Nós estamos numa situação de emergência, de ​um ​vírus novo. Ninguém sabia que esse vírus existia​,​ muito menos que tinha chegado ao Brasil e com um tipo de complicação inimaginável, que não havia descrição na literatura, que é o caso da microcefalia e desses problemas neurológicos que alguns doentes apresentam como dificuldade para andar”, esclareceu​.

O médico também ressaltou a​ responsabilidade da população no enfre​ntamento à situação. “Esse tipo de doença, como a Zika, depende muito da informação da população. O Estado não consegue resolver sem a participação dos habitantes e ​de ​todas as comunidades. No Brasil, a gente tem essa coisa de achar que só o Estado é responsável, que nunca vai acontecer com a gente. Que não vai ser no meu quintal que o mosquito vai ser criado e picar a minha família. Que isso acontece só com os vizinhos. Mas o mosquito cresce dentro da casa das pessoas, ele vive perto do homem o tempo todo. E cada um de nós tem que ter essa responsabilidade,” alertou.

“Estamos escrevendo uma nova doença na literatura médica mundial​. Precisamos ter muita responsabilidade nesse momento e falar com a população de maneira muito clara e informativa. A nossa campanha busca que a informação chegue a todos com credibilidade, e Dr. Drauzio tem nos ajudado nisso”, explicou o governador.

CAMPANHA – Lançada no dia 6 de dezembro, a campanha institucional do Governo de Pernambuco com a participação do Dr. Drauzio Varella segue até o próximo 26 de dezembro. Contemplando todos os veículos de comunicação. Só na TV a campanha contabilizou, ao todo, 220 inserções. A ação também contemplou as emissoras de rádio com a veiculação de spots, além de publicações na internet (redes sociais) e jornais.

Dr​.​ Drauzio Varella foi escolha de consenso entre profissionais da área de saúde e da publicidade do governo por ser uma referência em saúde pública​,​ em sua profissão de médico e ​também ​pelo seu envolvimento especial com o setor de vigilância em saúde. ​O especialista também é bastante conhecido da população pela​ sua​ capacidade de se comunicar de forma simples e direta com os mais distintos públicos.



Agenda Drauzio Varella em Pernambuco

8h – Participa do lançamento do Plano de Mobilização contra o Aedes aegypti da Arquidiocese de Olinda e Recife, no 10º andar do prédio do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, no bairro do Recife Antigo.

9h30 – Visita a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).  Avenida Advogado José Paulo Cavalcanti, nº 155 – Ilha do Leite.

11h – Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência em infectologia no Estado. Rua Arnóbio Marquês, Nº 310 – Santo Amaro.

Crédito: Wagner Ramos/SEI

Nenhum comentário: