segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Emoção marca cantata natalina na Praça da República

Governador Paulo Câmara prestigiou o espetáculo, neste domingo, ao lado da família



O ritmo das tradições nordestinas somado às clássicas músicas natalinas deram o tom da Cantata Especial de Natal. A celebração, que marcou o início do ciclo natalino, levou idosos, casais de namorados, pais e filhos à Praça da República, na noite deste domingo (06/12). Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado em parceria entre Governo do Estado, Prefeitura do Recife (PCR), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A união de esforços foi a alternativa encontrada manter o evento no calendário, diante da atual crise econômica nacional.

Ao lado da primeira-dama, Ana Luiza, e das filhas, Clara e Helena, o governador Paulo Câmara prestigiou o espetáculo, também ao lado do prefeito Geraldo Julio e da primeira-dama municipal, Cristina Mello; do vice-governador, Raul Henry, e sua esposa, Luiza Nogueira; além do presidente do TJPE, Frederico Neves, que esteve acompanhado da esposa, Márcia Neves. Após assistir as apresentações, o chefe do Executivo estadual avaliou positivamente a união de esforços.

“Foi uma noite de domingo muito bonita, realizada com a participação dos três Poderes estaduais e a Prefeitura do Recife, nessa praça, que tem tanta história em favor do povo e de Pernambuco. A gente fica muito feliz de poder proporcionar à população um espetáculo como esse. É a certeza de que, com a união de esforços, a gente pode superar qualquer desafio”, afirmou Paulo Câmara.

Na coordenação do evento, a primeira-dama Ana Luiza Câmara, também comemorou o resultado da parceria. “Foi tudo muito bonito. Mostrou a harmonia e a união que existe aqui, no Estado. Quando a gente se junta dá nisso: um espetáculo muito lindo para o povo, para desejar que este ano vá em paz e que o melhor venha no próximo ano, com muito amor, harmonia e prosperidade para todo o povo de Pernambuco”, avaliou.

Cerca de 300 artistas se revezaram nos três palcos montados em frente ao Palácio do Campo das Princesas, ao Palácio da Justiça e ao Teatro de Santa Isabel, para proporcionar à população um espetáculo marcado pela fé e emoção. Participaram da programação a Orquestra e Coral Criança Cidadã, a Banda Sinfônica e o Coral Cidade do Recife, além dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa. Grupos culturais de pastoris e reisados também circularam no chão, próximo à população, para garantir a interação entre os artistas e o público.

Como faz tradicionalmente todos os anos, a professora Fátima Brainer, foi conferir o espetáculo. “Eu adoro música. Sou engenheira por formação, mas tenho um vínculo especial com ela. Foi tudo muito bonito. Com certeza as pessoas vão sair daqui muito mais leves para enfrentar a semana”. Ela também parabenizou a iniciativa da união dos poderes para realização da cantata. “Eu acho que a crise sempre é uma grande professora para todo mundo. Primeiro, ela consegue criar convergências. Depois a gente consegue entender que ninguém está disputando com ninguém. A cantata é para o povo”, enumerou.

Para garantir a o conforto, segurança e mobilidade do público, foi montada uma estrutura especial para o evento, que contou desde estacionamento com transfer gratuito, incremento no efetivo de segurança e controle de tráfego e urbano. A acessibilidade também foi garantida, por meio do deslocamento das pessoas com necessidades especiais em veículos adaptados do programa estadual PE Conduz, além da interpretação para os deficientes auditivos, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e da audiodescrição para os deficientes visuais.



Fotos: Roberto Pereira/SEI

Nenhum comentário: