quinta-feira, 10 de março de 2016

Comitiva japonesa se reúne pra discutir parcerias contra o zika em PE‏

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), deverão existir de 2 a 3 milhões de casos de zika na América Latina, baseando-se nos números de 2015 (2,3 milhões de casos na região). De olho nisso, uma comitiva de pesquisadores e representantes do Ministério da Saúde do Japão participa de reunião solene nesta quinta (10), no  Plenário do Palácio Joaquim Nabuco da Alepe, a partir das 18h, para estreitar relações entre o estado e o país oriental, no sentido de ampliar as pesquisas desenvolvidas nacionalmente e japonesas, no que se refere ao zika vírus e à microcefalia.

A ocasião, que marca também os 30 anos do Laboratório de Imunopatologia Keizo Azami (LIKA) da UFPE e encerramento da Semana Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, será ciceroneada pelo deputado Zé Maurício, autor de emenda parlamentar de fomento às pesquisas desenvolvidas no LIKA, junto ao atual diretor do Laboratório, José Luiz de Lima Filho.

Entre os integrantes da comitiva japonesa, estará o professor e um dos primeiros diretores do LIKA, Seiki Tateno - Membro do Ministério da Saúde do Japão e do National Center for Global Health and Medicine - , que falará sobre os 30 anos de fundação do LIKA durante uma palestra a ser realizada na sessão solene.

Vale ressaltar que a vinda da comitiva se relaciona diretamente com a ampliação do apoio assistencial emergencial em saúde, em resposta à infecção do vírus da Zika, do Governo do Japão, estabelecido no último dia 26/02. O país destinou um milhão de dólares, através da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), para conter a doença especialmente na América Latina e na região do Caribe, devido ao aumento do número de casos de Microcefalia associado à contaminação pelo vírus Zika.

O apoio se baseia, dentre outras formas, em reunir informações acerca dessa infecção, melhorar o tratamento de mulheres gestantes, aumentar a conscientização para prevenir a proliferação da doença e melhorar as condições dos serviços de fornecimento e abastecimento de água e saneamento básico nessas regiões.

Nesse sentido, o Governo Japonês vem buscando ampliar seus investimentos assistenciais em pesquisas no campo da Microcefalia e Zika, através de parcerias com instituições brasileiras, contando sempre com o apoio dos governos locais. E, no caso de Pernambuco, vem estreitando laços com o LIKA - que há 30 anos vem desenvolvendo pesquisas referenciais também na área de doenças infecciosas - , respaldado pelo apoio do deputado Zé Maurício.

Em tempo, durante a estada da comitiva, estão previstos encontros com o Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, José Iran Costa Júnior; com o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; e com o Vice-Governador de Pernambuco, Raul Henry. Este último acontece na vice-governadoria do estado de PE, localizada na Av. Rio Branco, 4, no Bairro do Recife (próximo à Rua da Guia), a partir das 16h30.

Nenhum comentário: