sexta-feira, 18 de março de 2016

PMDB de Pernambuco traz o economista Ricardo Paes de Barros ao Recife‏

Inspirador do Programa Bolsa Família, o PhD ministrou palestra sobre reforma do Estado brasileiro, sem penalizar os mais pobres


Com a proposta de promover uma série de encontros neste primeiro semestre para debater temas da atualidade brasileira, o PMDB Pernambuco e a Fundação Ulysses Guimarães realizaram, na noite desta quinta-feira (17), sua primeira conferência. O encontro teve como tema “É possível fazer a reforma do Estado brasileiro, sem penalizar os mais pobres”.

Nome de prestígio internacional, o economista Ricardo Paes de Barros foi o convidado para palestrar sobre o assunto. Inspirador do Programa Bolsa Família e conhecido como um dos maiores entendedores de políticas de combate à pobreza no mundo, ele explicou o porquê da desigualdade no Brasil ainda ser tão grande.

“O problema do país é não gastar, ou gastar muito mal, com o pobre. O Brasil é muito segmentado e, por isso, é fácil saber onde essa população mais pobre está; é fácil organizar os cortes orçamentários, que precisam ser gigantescos, para que o pobre não seja prejudicado. Enquanto isso, é preciso arrumar a política social, focando no mais pobre. Assim, é possível diminuir gastos, aumentar a eficiência, reduzir a pobreza e conseguir um equilíbrio orçamentário”, explicou Paes.

PhD pela Universidade de Chicago, Ricardo comentou, ainda, que “a pior coisa para o pobre é um governo sem rumo e uma crise de longa duração”.

Para encerrar, o presidente estadual da legenda e vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, reforçou sobre o intuito do PMDB PE em abrir espaço no partido para promover debates mensais, com a intenção de discutir o país. “É preciso um consenso. Temos que sentar em torno de uma mesa, e ter liderança política, para superar esse momento de trauma, de grande crise e grande confronto no Brasil. Só assim, vamos conseguir executar a agenda nacional, que  pode construir um futuro melhor para todos”, afirmou.

Sob o comando de Henry, e do presidente da FUG-PE, Murilo Cavalcanti, o encontro, que aconteceu no Mercure Recife Mar Hotel, foi muito prestigiado, reunindo cerca de 200 pessoas. Entre os presentes, os secretários estaduais Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico), Marcos Baptista (Habitação) e Sérgio Xavier (Meio Ambiente); os secretários municipais Antônio Alexandre (Planejamento Urbano) e Jayme Asfora (Juventude); além de deputados de diferentes partidos, prefeitos e vice-prefeitos de várias cidades, lideranças políticas e membros da sociedade civil.



PASSAGEM PELO RECIFE


No período da tarde, o economista participou de almoço no Palácio do Campo das Princesas com o governador Paula Câmara, e seguiu para apresentação do Programa Mãe Coruja, onde teve acesso a dados gerais e de monitoramento. Na condição de parceiro do projeto, através da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Paes irá avaliar os indicadores do Programa e passará a contribuir com orientações e críticas. Ricardo Paes é secretário de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos FMCSV. A Fundação, por sua vez, é uma das parceiras reconhecidas do Mãe Coruja.

Nenhum comentário: