terça-feira, 5 de junho de 2012

Cisternas: Secretário visita família selecionada em Sanharó

A primeira família a ser contemplada com uma cisterna calçadão do Projeto Pernambuco Mais Produtivo foi selecionada no município de Sanharó, Agreste Central do Estado. Sandra Matias da Silva, 34, é agricultora familiar e vive no Sítio Cajueiro II com o marido, o avô e a filha de 4 anos. Na cidade, 150 famílias serão beneficiadas com as cisternas.

“Estamos com uma grande dificuldade para alimentar os animais por causa do preço da ração e pela falta de água. Tenho quatro vacas, antes da estiagem elas produziam cerca de 100 litros de leite por dia, hoje, a média está em 70/litros/dia.
Com a cisterna calçadão, além de produzir alimento para consumo da minha família, terei condições de cuidar mais dos meus animais”, destaca Sandra Matias comemorando ainda a possibilidade de produzir alimentos para vender nas feiras da região.

O programa conta com a parceria da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e beneficiará 85 mil pessoas. O investimento é da ordem de R$ 140 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e R$ 25 milhões de contrapartida do Governo do Estado. A cisterna capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 metros quadrados construídos sobre o solo. Cerca de 300 milímetros de chuva são suficientes para encher o reservatório, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros d´água.

“A proposta é melhorar a estrutura hídrica da Área Rural do Estado, ampliando a capacidade produtiva das famílias atendidas”, ressalta Aldo Santos, secretário executivo da agricultura familiar.

Inauguração – Cumprindo agenda no Agreste pernambucano, Aldo Santos participou da Inauguração do Espaço Nordeste Negócio, Cultura e Cidadania do Banco do Nordeste. “Com a revitalização do BNB, desde o governo do ex-presidente Lula, o agricultor familiar voltou a ter dignidade. Agora, com o alinhamento dos governos municipal, estadual e federal a transformação é visível. Esse espaço de negócio e cultura vai trazer mais cidadania, além de fortalecer a arte local”, afirmou Santos

Nenhum comentário: