A carta aberta "Desafios da
Mobilidade", resultado de vivências da Comissão Especial de Mobilidade
Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco, será lançada no próximo
dia 28 de junho, às 10h30, em expediente especial no Palácio Joaquim
Nabuco. O material traz um diagnóstico da mobilidade urbana do País, com
aprofundamento no cenário do Estado e da Região Metropolitana do
Recife.
"Ao
longo desse período pudemos perceber o grande desafio que temos com o
transporte coletivo e a mobilidade urbana, no geral, de Pernambuco. Este
documento apresenta uma radiografia de toda problemática, incluindo
obstáculos que os gestores públicos e a iniciativa privada têm que
enfrentar. É um instrumento de pesquisas e sugestões para o futuro",
adianta Sílvio Costa Filho (PTB), presidente da Comissão.
Em
reportagens, o tema é fragmentado na ótica de especialistas em trânsito
e transporte público, como Germano Travassos, César Cavalcanti e
Oswaldo Lima Neto, que destacam, em entrevistas exclusivas, obstáculos e
possíveis soluções para um convívio mais harmônico entre os modais.
O
governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, João
da Costa, também explanam projetos da atual gestão, assim como os
prefeitos de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente, Renildo
Calheiros e Elias Gomes. Os ex-gestores Roberto Magalhães, Joaquim
Francisco, Jarbas Vasconcelos, João Paulo e Gustavo Krause esclarecem
pontos de vista em depoimentos.
Entre
os tópicos que se evidenciam, estão as obras da Copa do Mundo de 2014, o
PAC da Mobilidade, a requalificação da Estrada da Batalha, o Arco
Metropolitano, a Via Metropolitana Norte, as licitações das linhas de
ônibus do Estado e o Plano de Mobilidade do Recife.
A
verticalização sem controle nos centros urbanos é apontada como um
desafio, assim como a deterioração de calçadas públicas - sem o mínimo
de acessibilidade.
Corredores
exclusivos para ônibus - também conhecidos como BRT (Bus Rapid Transit)
-, aliados a um serviço público de qualidade, aparecem como
alternativas chaves. O incentivo ao uso de bicicletas e a delimitação de
ciclovias, ou ciclofaixas, também são associados a uma mobilidade mais
sustentável.
O
sistema de transporte coletivo de Curitiba, no estado do Paraná, é
apresentado na carta aberta como um exemplo sugestivo à Região
Metropolitana do Recife. Desde 1971, o arquiteto e então prefeito da
capital paranaense, Jaime Lerner, investia em ruas exclusivas para
pedestres, transporte público integrado e vias restritas para ônibus. O
modelo foi copiado mundialmente, dando origem ao Transmilênio de Bogotá,
a capital da Colômbia.
A
Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de
Pernambuco realizou sete audiências públicas e ouviu diversas entidades
que dialogam com a temática. O lançamento da carta aberta marca o
encerramento da Comissão, que dará entrada nos trâmites da Casa para se
tornar permanente. "A
Comissão permanente será fundamental para continuarmos discutindo este
tema nos próximos anos, que é central para o desenvolvimento de
Pernambuco", pontua Costa Filho.
Também fazem parte da Comissão os parlamentares João Fernando Coutinho (PSB), Daniel Coelho (PSDB), Sebastião Oliveira (PR), Zé Maurício (PP), Júlio Cavalcanti (PTB), Aluísio Lessa (PSB), Ricardo Costa (PTC), Betinho Gomes (PSDB) e Odacy Amorim (PT).
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