quarta-feira, 27 de junho de 2012

Governador lança amanhã oficialmente Geraldo Júlio como candidato à Prefeito do Recife

O lançamento da candidatura de Geraldo Júlio (PSB) à Prefeitura do Recife será oficializada amanhã às 17h no Recife Monte Hotel - em Boa Viagem.

Geraldo Júlio de Mello Filho, 41 anos, nascido no Recife em 17 de março de 1971, é formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pós-graduado em Administração Pública também pela UPE. Em 1992, aos 21 anos, ingressou no Tribunal de Contas do Estado via concurso público.

Em 1995 entrou de vez na política, atuando até 1998 no terceiro governo de Miguel Arraes. No período, passou pelas áreas de planejamento, administração e também nas finanças da Companhia Editora do Estado de Pernambuco (CEPE). Também passou pelas secretarias de Governo, Fazenda e Saúde.

Em 1999 assumiu a Diretoria de Recursos Humanos do TCE e nos dois anos seguintes foi Diretor de Planejamento da Secretaria de Administração da Prefeitura do Recife. Entre 2002 e 2003 mudou de prefeitura: foi Secretário de Controle Interno e de Planejamento e Fazenda da Prefeitura de Petrolina, quando Fernando Bezerra Coelho era prefeito.


Em 2005 foi levado por Eduardo Campos para o Ministério da Ciência e Tecnologia, quando Eduardo era o ministro da pasta. Junto com Geraldo Júlio, Sérgio Rezende entrou no Ministério. No mesmo ano Eduardo saiu para preparar a campanha para Governador de Pernambuco e Rezende passou a ser Ministro. Já Geraldo Júlio saiu da pasta em 2006.


Em 2007 ele foi nomeado para ser secretário de Planejamento e Gestão do Governo de Pernambuco. Foi uma surpresa, porque Geraldo era desconhecido. Na pasta, Geraldo coordenou o processo de estruturação e implementação do modelo de gestão Todos por Pernambuco. De forma discreta, ele atuou na Secretaria de Defesa Social onde, durante os primeiros um ano e meio do governo Eduardo, escreveu o novo modelo de segurança pública de Pernambuco. Elogiado, o modelo foi replicado na Secretaria de Saúde.


Como secretário de Planejamento, Geraldo Júlio era o que fiscalizava e cobrava o trabalho das demais secretarias. Ele é extremamente meticuloso com dados, detalhista. Também é vaidoso intelectualmente, mas é simples no trato pessoal. É um homem que cresceu no governo Eduardo Campos e é tido por alguns como o secretário com mais força com o governador, além de ser o mais articulado. Ele coordena 35 auditores do TCU e mais 65 da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.

Nenhum comentário: