sexta-feira, 15 de junho de 2012

Eduardo apresenta na Rio Clima avanços de PE na área ambiental

O governador Eduardo Campos foi o principal orador da solenidade de abertura da conferência Rio Clima (The Rio Climate Challenge), realizada na manhã desta quinta-feira (14/06), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da capital carioca.

"Temos aqui a oportunidade de promover um grande esforço de mobilização da sociedade brasileira e da sociedade global para pressionar os chefes de governo e chefes de Estado do mundo para a grande mudança que precisamos fazer para salvar o planeta", disse Eduardo.

A Rio Clima é uma iniciativa paralela à Conferência Rio+20 envolvendo grupos facilitadores não-oficiais, provenientes de 14 países que são grandes emissores de gases poluentes ou de grande vulnerabilidade. O objetivo do encontro é simular e modelar um esforço comum mais ambicioso, visando um compromisso internacional sobre o clima capaz de atender à demanda da ciência face ao aquecimento global.

Durante o evento, o governador pernambucano fez um relato das políticas que vem desenvolvendo no estado para proteger o meio ambiente e melhorar a vida das pessoas. Citou os desafios da questão ambiental em um estado marcado, ao mesmo tempo, pelas secas e pelo avanço do mar, e reconheceu que as mudanças climáticas já são sentidas de forma marcante, sobretudo pelas pessoas mais pobres.

"Quando investimos em obras de abastecimento d'água, grandes como as sete que estamos implantando ou pequenas como os dezenas de sistemas comunitários locais que já entregamos, estamos promovendo a cidadania, proporcionando liberdade a pessoas que antes se sujeitavam aos donos da água na periferia das grandes cidades e nas mais de 120 cidades do Semiárido", disse.

Eduardo mencionou ainda as políticas de atração de investimentos que premiam as empresas que utilizam energias renováveis e reciclam os recursos que consomem, principalmente a água. Lembrou ainda os prédios públicos, como a sede da Secretaria de Planejamento e o Hospital Pelópidas Silveira, construídos para ser inteligentes e sustentáveis.

"Quando aumentamos de 47% para 59% a área de preservação ambiental de Suape e quando abrimos mão de impostos para as empresas que protegem a natureza, estamos também educando, ajudando a formar a consciência cidadã de que cuidar do planeta é responsabilidade de todos", acrescentou.

O ex-ministro da Educação e ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo, José Goldemberg, também apresentou conferência. O deputado federal Alfredo Sirkis (PV), o físico Luiz Pinguelli Rosa e o coordenador da Rio +20, Maurice Lalonde, além do ex-secretario de mudanças climáticas da ONU, Yvo de Boer, foram outros palestrantes do evento. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do vice-presidente da FIRJAN, Carlos Duarte, foram os anfitriões.

Nenhum comentário: