O governador Eduardo
Campos provou nesta terça-feira (05/06), Dia do Meio Ambiente, que é possível
unir crescimento econômico e preservação ambiental. No território do
Complexo Industrial e Portuário de Suape, ele anunciou a criação da maior
reserva de Mata Atlântica de Pernambuco e inaugurou um conjunto de obras
viárias que vão ajudar na fluidez do trânsito do Litoral Sul.
A Estação Ecológica
de Bita e Utinga é uma Unidade de Conservação (UC) voltada para o replantio do
bioma da Mata Atlântica. Com mais de 2,4 mil hectares divididos entre os
municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, ela é quase duas vezes o
tamanho da reserva de Gurjaú (a maior do estado até então, com 1,3 mil
hectares) e representa mais de um terço do total da área preservada já existente,
que era de pouco mais de 7 mil hectares.
Acompanhado dos
secretários Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Sérgio Xavier (Meio
Ambiente), Eduardo plantou duas mudas de Oiti. Depois, discursou para o público
presente. “O Porto de Suape é o sítio de maior crescimento do Brasil, com
70 mil postos de trabalho gerados. Queremos, a partir dele, mostrar que é
possível crescer com sustentabilidade e com respeito à natureza”, afirmou
o governador.
Em 2011, Pernambuco
zerou o passivo ambiental que havia em Suape, ao restaurar 240 hectares. A fase
agora é de produzir ativo ambiental. “Desde a sua inauguração, há
33 anos, essa é a primeira vez que Suape planta mais do que suprime plantação.
Em outras palavras, é um superávit ambiental”, comemorou o secretário do
Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier.
Governador e
secretários também visitaram o Viveiro Florestal do Porto de Suape, que fica no
Engenho Algodoais. Lá são produzidas anualmente 400 mil mudas de espécies de
Mata Atlântica como Ingá, Maria Preta, Jenipapo, Ipê Roxo e Peroba.
“Vocês devem aproveitar o poderio econômico de Suape para elevar este
número para 500 mil mudas e ajudar no reflorestamento da Mata Sul”, pediu
Eduardo.
MOBILIDADE – Antes de visitar o
viveiro, o
governador inaugurou um trecho duplicado de quatro quilômetros da PE-60 e três
viadutos sobre a rodovia, que recebe cerca de 42 mil veículos por dia e é a
principal rota de acesso às praias do Litoral Sul. O investimento nas
intervenções foi de R$ 73 milhões.
Além de melhorar o
trânsito na PE-60, o Governo do Estado está criando cinco rotas alternativas à
rodovia para separar os veículos que precisam chegar a Suape dos que buscam o
Litoral Sul pernambucano. “Vamos puxar todo tráfego de quem trabalha
em Suape, sobretudo os caminhões, e deixar mais livre as rodovias que dão
acesso aos nossos destinos turísticos”, explicou o secretário de
Transportes, Isaltino Nascimento.
O conjunto de obras
prevê a construção da Express Way; a duplicação da PE-28; a recuperação das PEs
45 e 73 e a implantação da PE-51. Esta última compreende a um trecho de 47 km,
que vai do entroncamento da PE-64, em Ipojuca, ao distrito de Camela, no mesmo
município. A rodovia segue ao encontro do entroncamento da PE-60 com a BR-101
Sul, em Escada.
A Express Way vai do
Hospital Dom Helder (Cabo de Santo Agostinho) até o distrito de Nossa Senhora
do Ó (Ipojuca). A obra já está sendo executada através de uma Parceria
Público-Privada e deve ficar pronta em outubro. O projeto de duplicação da
PE-28 está em licitação e vai beneficiar quem procura as praias de Gaibu e
Calhetas. Também em licitação está o restauro da rodovia PE-73 que vai de Rio
Formoso a Ribeirão. Já a requalificação da PE-45, que liga os municípios de
Escada e Vitória de Santo Antão, já está em andamento.
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